Representando o município de Macaé, o grupo de Dança Sênior "Dançando com Saúde" da unidade do Programa Saúde da Família (PSF) da Praia Campista participou, no último sábado (21), do III Encontro Regional de Grupos de Dança Sênior do Sudeste, em Campos dos Goytacases.
O grupo apresentou as coreografias "Dança do Moinho" (dança em pé) e "Madeira Cantante" (dança sentado). A enfermeira Cláudia Becker acrescenta que o evento fez parte das comemorações ao Dia Internacional da Dança Sênior. “A implantação da dança sênior no programa tem recebido a adesão de pessoas de todas as idades”, diz.
O secretário de Saúde de Macaé, Fernando Diogo, ressalta que a prioridade da política de saúde do município é trabalhar com a prevenção das doenças e melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.
Sênior - A dança sênior dirigida aos idosos, cuja origem deu-se na Alemanha, é formada por coreografias simples, harmoniosas, de fácil assimilação, na sua maioria de formação em círculo, o que proporciona a união do grupo. A combinação de danças em pé e sentada facilita a participação de portadores de deficiências físicas ou com dificuldades de locomoção.
O projeto foi introduzido no PSF Macaé através da equipe de fisioterapia e serviço social que fizeram a formação de dirigentes em Dança Sênior. A coordenadora do PSF, Ana Cristina Borges, lembra que o projeto vem ao encontro das diretrizes preconizadas pelo Ministério da Saúde, de humanizar as práticas de saúde através do estabelecimento de um vínculo entre os profissionais de saúde e a população, entre outros.