logo

PSF Macaé realiza mutirão de combate dengue

15/04/2008 17:31:55 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Dando continuidade ao trabalho de intensificação de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, no município, a secretaria Especial de Saúde de Macaé (Semusa), através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realiza, nesta quarta-feira (16), o treinamento técnico com os agentes comunitários de saúde do Programa Saúde da Família (PSF), das localidades que abrangem o Complexo da Ajuda. Na quinta-feira (16), acontecerá um mutirão.

Segundo o coordenador do PSF, Edílson Simões, os agentes comunitários de saúde irão percorrer as casas junto com os agentes de endemias, orientando a população sobre a importância da eliminação dos criadouros. “A melhor forma de combater a dengue é não deixar o mosquito nascer” ressalta.

O mutirão será realizado nos bairros Ajuda de Cima, Ajuda de Baixo, Planalto da Ajuda e Jardim Carioca. De acordo com dados do PSF estão cadastradas no programa 2800 famílias.

Com uma política de saúde pautada na prevenção, o município vem obtendo bons resultados nas ações de mobilização da população no combate à dengue. Enquanto muitas cidades do Estado do Rio de Janeiro vivem uma grave epidemia da doença, Macaé apresenta um baixo índice de casos confirmados. De janeiro a abril, foram confirmados 39 casos da doença.

As equipes de agentes são integradas por moradores do local, que desenvolvem ações de promoção da saúde e prevenção de doenças por meio de processos educativos em saúde, privilegiando o acesso às ações e serviços de informação e promoção social e de proteção e desenvolvimento da cidadania, no âmbito social e da saúde.

A Campanha de homeopatia contra a dengue termina na sexta-feira (18). O complexo está disponível em 44 unidades de saúde. O medicamento auxilia na redução da febre e dores pelo corpo nos pacientes que já contraíram a doença. Quem não pegou a dengue também pode tomar o remédio para que a manifestação do vírus não seja intensa em caso de infecção.

Para evitar que o mosquito Aedes aegypti se reproduza em sua casa é preciso tomar alguns cuidados:

* troque a água das plantas por terra
* tampe corretamente a caixa d’ água, cisterna, tambores e poços
* lave bem os pratos de vasos de plantas e xaxins
* mantenha sempre o lixo fechado
* esvazie as garrafas e guarde de boca para baixo
* não deixe pneus, copinhos e outros recipientes nos quintais