Visando a profissionalização dos agentes comunitários de saúde, a secretaria de Saúde de Macaé, através do Programa Saúde da Família (PSF) em parceria com a secretaria de Estado de Saúde, realiza nesta terça (12) e quarta-feira (13), o curso de capacitação para facilitadores para a formação técnica de agentes.
Segundo o coordenador do PSF, Edílson Simões, o curso é destinado aos profissionais de nível superior que serão os instrutores na formação dos agentes que receberão um curso técnico. “O curso visa preparar os agentes comunitários para atuarem como técnicos de nível médio junto às equipes multiprofissionais que desenvolvem ações de cuidado e proteção à saúde da família”, falou.
A diretora pedagógica da Escola de formação técnica em Saúde, no Rio de Janeiro, Maria Regina Pimentel, ressaltou a importância do curso para a melhoria na qualidade dos serviços. Segundo ela, o curso contribuirá para uma melhoria da qualidade de todas as suas atividades de rotina e ampliação da capacidade nas funções de identificar e orientar sobre os fatores presentes nas comunidades que causam problemas de saúde.
Edílson acrescentou ainda que o agente comunitário de saúde atua no desenvolvimento de ações de promoção da saúde e prevenção de doenças por meio de processos educativos em saúde, privilegiando o acesso às ações e serviços de informação e promoção social e de proteção e desenvolvimento da cidadania, no âmbito social e da saúde.