A prefeitura de Macaé e a secretaria Especial de Saúde promoveram na manhã desta terça-feira (29) o I Ciclo de Palestras do Programa Saúde Família (PSF), realizado no Paço Municipal. Com o objetivo de qualificar profissionais e trazer melhorias no projeto de gestão, a organização trouxe dois professores capacitados para palestrar sobre administração em enfermagem e políticas públicas de saúde.
- Hoje a nossa intenção é iniciar este projeto, por meio do ciclo de palestras, como forma de uma educação continuada no PSF. O público alvo deste evento são enfermeiros, administradores e coordenadores da Secretaria especial de Saúde – disse o coordenador do PSF, Edílson Simões.
A palestra com a temática “gerência” foi realizada pelo profissional Fernando Porto. “O foco hoje é voltado para crise, conflito e as emoções que envolvem este processo de administrar a área de enfermagem. Não vamos falar como uma receita, mas para identificar. Para as pessoas conhecerem as estratégias e como saber gerenciar as emoções”, afirmou o palestrante.
A segunda parte do evento é voltada para a área de política de saúde pública. “Vamos tentar trazer a historicidade desde o século vinte até os dias de hoje. Existem dois modelos de atenção, que geram concorrência entre si. Um é o modelo clinico focado nas áreas hospitalares, e o outro é o de prevenção, na área pública. Queremos fazer um modelo básico de atenção de saúde com estes dois, e evitar os conflitos existentes entre eles”, ressalta Wellington Amorim, responsável pela palestra na área de política de saúde pública.