O Programa Saúde da Família, da prefeitura de Macaé, realizou nesta quarta-feira (21) um mutirão de saúde no assentamento Celso Daniel. Foram 14 profissionais entre médicos, assistentes sociais, nutricionistas, dentistas, fisioterapeutas e agentes comunitários, atendendo aos 750 moradores do assentamento. Além disso, o mutirão contou com a presença do ônibus Expresso Saúde, com consultório dentário.
A assistente social do PSF, Ita Sales, disse que o objetivo da equipe foi orientar os assentados para os recursos que a Secretaria de Saúde oferece a toda população no município. ”De acordo com as necessidades do paciente, vamos encaminhá-lo para outros serviços que a rede pública de Saúde oferece”, ressaltou Ita.
A coordenadora de Odontologia do PSF, Maria das Graças Tostes, disse que foram atendidos 10 assentados na parte da manhã e 11 na parte da tarde. ”Além do serviço de clínica geral, realizamos restauração e canal e aplicamos flúor nas crianças. Nos grupos, orientamos as crianças e ensinamos como devem se prevenir das doenças bucais através de historinhas”, ressaltou Maria.
PSF – O Programa Saúde da Família em Macaé, tem 28 unidades, atende a 56% da população e conta com uma equipe multidisciplinar, com médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e agente comunitário de saúde, além de dentista, fisioterapeuta, assistente social e nutricionista. Vale lembrar que 82% do programa são custeados com recursos municipais e a outro percentual é oriundo de recursos federais.