Integração com o público. Assim populares que aproveitaram a manhã de sábado (23) para ir às ruas e fazer compras definiram a apresentação nas vias públicas de Macaé das bandas de fanfarra que participam do Campeonato Brasileiro de Bandas. O torneio começou na sexta à noite no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro) e vai até domingo.
Na Avenida Rui Barbosa, nas proximidades da Câmara Municipal, a Banda Bamengo, da Paraíba, se apresentou com instrumentistas e dançarinas coordenados pelo maestro Aramis Lins Barreto. Instrumentos de metais e percussão fizeram sucesso entre o público que parou para observar a banda, formada por 47 integrantes. “Viajamos 36 horas da Paraíba para chegar em Macaé. É uma experiência única e muito boa trabalhar com esses jovens talentos”, disse o maestro, que elogiou a receptividade do povo macaense. “Estamos muito bem acolhidos”, comentou.
A secretária de Educação, Milmar Madureira e a subsecretária Leda Vieira, percorreram todos os pontos da cidade que receberam as bandas na manhã de sábado. “A música e a cultura são sempre incentivadas pela secretaria de Educação. A sala de aula é obrigação da secretaria, mas trabalhamos para despertar no aluno alguma atividade cultural que o dê prazer no retorno à escola”, comentou Milmar. “O objetivo é promover a inclusão social dos alunos”, acrescentou Leda Vieira.
Uma das pessoas que se emocionou durante a apresentação da Banda Bamengo – formada por alunos da Escola Técnica Federal Sousa – foi a diretora da Sociedade Musical Nova Aurora, Laurita Gil. “Estou adorando a apresentação, está linda. Ações como esta incentivam o jovem”, disse.
Diversos bairros da cidade foram visitados pelas bandas: o grupo Terfina Rocha se apresentou às 9 horas na Praça do Parque Aeroporto, a banda Castro Alves tocou na casa Shalon Terapêutica, no Bairro da Glória, às 9h30min. Também neste horário, a banda Morada do Vale tocou na Praça dos Navegantes, na Barra, próximo aos quiosques. No domingo, no bairro Imbetiba, a banda Alcimar Leitão se apresenta no Asilo dos Idosos.
Duas bandas de Macaé estão participando do Campeonato Brasileiro de Bandas: a Corporação Musical Ancyra Gonçalves Pimentel, com 120 músicos, e a Corporação Musical Oscar Cordeiro, com 150 pessoas. No sábado (23), as competições vão das 15 horas às 20 horas no Macaé Centro e no domingo, iniciam-se a partir das 14 horas até o encerramento, às 19 horas. A entrada é gratuita.
O Campeonato Brasileiro de Bandas está sendo organizado pela prefeitura, através das secretarias de Educação, Governo e MacaéTur, e pelo Instituto World Association of Merching Show Bands (WAMSB) do Brasil.