logo

Qualidade de Vida é tema de curso do projeto Verão com Ciências

21/01/2010 11:05:08 - Jornalista: Grazielle de Marco

A Secretaria Municipal de Educação iniciou nesta quarta-feira (20), na Cidade Universitária mais um curso do Projeto “Verão com Ciências”, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A “Qualidade de vida e Promoção da Saúde” tem como proposta uma elaborar uma oficina de atividades com idosos em Macaé, numa perspectiva dialógica. A capacitação acontece durante a semana.

O curso é oferecido também em parceria com a Secretaria do Idoso e o Programa de Saúde do Idoso, responsável por todo o processo de inscrições e encaminhamento dos participantes. O objetivo do curso é discutir temas de interesse dos 40 idosos inscritos para participar dos encontros. No primeiro dia, cada um dos participantes apresentou suas expectativas em relação ao curso e suas trajetórias de vida.

É o caso de Lucilia Maria José, de 80 anos. Mãe de três filhos, avó de oito netos e bisavó de três, ela falou que espera do curso apenas coisas boas. Já Sonia Santos, ressaltou o trabalho que a prefeitura de Macaé tem feito com os idosos.

No total, serão três encontros, coordenados pelos professores de Enfermagem Glaucia Formoso e Tadeu Lessa, onde os idosos poderão tirar suas dúvidas, refletir e trocar experiências sobre assuntos diversos relacionados à qualidade de vida.

O projeto “Verão com Ciências” tem mais de 40 atividades gratuitas oferecidas e a comissão organizadora do programa prevê a participação de 700 pessoas. A vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia, tem avaliado a qualidade dos cursos e o perfil dos participantes. Para ela o resultado é positivo. “ A parceria com a UFRJ tem sido fundamental para atingir nossa proposta pedagógica e formadora. A Secretaria busca integrar o conhecimento produzido no ensino superior às políticas públicas municipais”, completou.

O projeto “Verão com Ciências” tem como objetivo abrir as portas do espaço universitário à sociedade para possibilitar: aos estudantes, servidores e docentes, interação com o público que não freqüenta o espaço universitário. Estão sendo oferecidos cursos, palestras e oficinas com os temas Educação; Meio ambiente; Saúde; Cultura; Direitos humanos e justiça; Tecnologia e produção; Trabalho e Comunicação. A programação segue até 12 de fevereiro.