logo

Qualidade de vida para quem vive na zona rural de Macaé

03/05/2007 14:35:48 - Jornalista: Ludmila Azevedo

A secretaria de Assistência Social (Semas) está fazendo cadastro para o Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica - Luz para Todos. A unidade rural que ainda não dispõe do serviço, pode, através de seu proprietário, fazer seu cadastramento na Semas.

Para formular o pedido, o proprietário deve apresentar um documento de identidade, fornecer o nome do sítio ou fazenda e o endereço da localidade. Os dados serão encaminhados pela Semas à Associação Estadual dos Municípios do Rio de Janeiro (APREMERJ), órgão responsável pelo programa no Estado.

Segundo o coordenador do Programa no Estado, Luiz Carlos de Oliveira, após o recebimento desses dados, a APREMERJ fará junto à Ampla a o pedido de ligação da luz elétrica. “Todos que vivem e têm atividade na área rural têm o direito à ligação elétrica gratuita”, explica o coordenador.

O secretário de Assistência Social, Waldeci Brandão, lembra que os interessados devem procurar a Semas para fazer o cadastramento das 8h às 18h. O Luz para Todos é um programa do Governo Federal, iniciado em 2004, que tem como objetivo levar energia elétrica à população no meio rural.

O programa é coordenado pelo Ministério de Minas e Energia com participação da Eletrobrás e das concessionárias. Segundo dados do Ministério, as famílias sem acesso à energia estão em sua maioria em localidades com menor índice de Desenvolvimento Humano e nas famílias de baixa renda.

A chegada da energia elétrica tem facilitado a integração de outros programas sociais, como o acesso a serviços de saúde, educação, abastecimento de água e saneamento. A secretaria de Assistência Social de Macaé fica na rua Tenente Rui Lopes Ribeiro, 403, Centro.