Qualificação para o primeiro emprego começa dia 6

25/10/2006 16:22:06 - Jornalista: Marilene Carvalho

Divididos em grupos de 500, três mil jovens matriculados no Programa Macaé de Primeiro Emprego/Projeto Juventude Cidadã lotaram o Teatro Municipal, nesta quarta-feira (25), das 8h30 às 17h, para participar do ciclo de palestras Cidadão em Foco, promovido pela secretaria municipal de Trabalho e Renda (Semtre). O início da qualificação está previsto para o dia 06 de novembro. A partir desta quinta-feira (26) a listagem com os nomes e locais dos cursos estarão afixados na Semtre e na Funemac.

O ciclo de palestras Cidadão em Foco faz parte do processo de qualificação do convênio Projeto Juventude Cidadã. A qualificação específica está voltada para a demanda local de mercado e engloba 26 atividades. Proposto pela Semtre e aprovado pelo Ministério de Trabalho e Emprego (MTE), o curso de plataformista é o que despertou maior interesse dos jovens. Outros como telemarketing, guia de turismo e recepcionista, também estão no topo da lista dos cursos que tiveram maior adesão.

Para implantar os cursos do PMPE/Juventude Cidadã, a prefeitura vai utilizar diversos espaços cedidos por entidades e instituições de ensino do município. A região serrana também está sendo contemplada com o projeto. Durante os cinco meses da qualificação, os participantes vão receber R$ 120 por mês como bolsa-auxílio do governo federal. Em contrapartida, eles prestarão serviços voluntários ao município atuando em campanhas de conscientização realizadas em diversas áreas, como trânsito, saúde, educação e meio ambiente.

Durante o evento, os jovens preencheram a ficha cadastral do convênio e o termo de adesão para participar do trabalho voluntário. Eles também tiveram a oportunidade de tirar possíveis dúvidas em relação ao funcionamento do projeto, além de receber ânimo extra com a palestra “Motivação para o Trabalho”, ministrada por Sandra Camargo, consultora de Desenvolvimento Organizacional da Semtre.