Foto: Divulgação
O módulo abordou temas relevantes que contribuem com o futuro da vida profissional dos jovens participantes na faixa de 14 a 17 anos
A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional, está comemorando os novos rumos dos 42 alunos que concluíram recentemente o curso de de Capacitação de Jovens para o Mundo do Trabalho.
O módulo, que foi dividido em duas turmas e com a duração de três meses, abordou temas relevantes que contribuem com o futuro da vida profissional dos jovens participantes na faixa de 14 a 17 anos. Para a conclusão do curso, além de aulas especiais, foi realizada uma exposição com apresentação dos trabalhos apresentados pelos alunos.
O curso e a troca de experiências foi motivo de orgulho para os integrantes. “O curso de capacitação foi uma experiência transformadora. Ele me proporcionou uma visão ampla de como é importante ter funcionários que não só fazem um “bom trabalho”, mas que também tenham bons relacionamentos dentro da empresa. Durante o curso desenvolvi habilidades que não sabia que precisava, aprendi a lidar com minhas emoções e a ser mais assertivo”, pontuou animado o participante Daniel Único da Silva Brandão.
Já o Secretário Adjunto de Qualificação Profissional, Filipe Mattos, comemorou o envolvimento dos participantes , que registraram satisfação no curso.”É uma grande alegria formar mais duas turmas do curso de “Capacitação de Jovens para o Mundo do Trabalho”. Esse curso tem sido o ponto de partida profissional para muitos jovens entenderem como funciona o mercado e quais os próximos passos que devem dar em busca de seus objetivos. Novas histórias têm sido escritas aqui e continuaremos trabalhando para garantir o aprendizado de cada vez mais jovens”, pontuou.
Para a coordenadora pedagógica da Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional, Deyse Frota,, a finalização do curso é mais uma prova do comprometimento da pasta. “Finalizar o curso de Capacitação de Jovens para o Mundo do Trabalho é grandioso, é percebido o quanto eles saem transformados, com uma visão diferenciada da vida, pois o ponto focal do curso é a percepção do autoconhecimento, construção das habilidades e propósitos pessoais e profissionais. São jovens com faixa etária entre 14 e 17 anos, com potencial grande em construir uma história de vida futura diferente da que vivemos hoje”, salientou.
Da mesma opinião é a instrutora Gilza Simão .”A finalização do curso de capacitação para o mundo do trabalho foi um momento emocionante e gratificante.
Ao ler os relatos compartilhados por nossos alunos sobre a contribuição do curso em sua formação, tivemos a certeza de que estamos no caminho certo. Afinal, a educação é o principal instrumento de transformação. Oferecer oportunidades a esses jovens é permitir que eles se tornem protagonistas de suas próprias histórias”, citou.
Vale lembrar que este ano, a Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional também lançou o "Censo de Qualificação Profissional de Macaé". O objetivo é identificar as principais necessidades de qualificação profissional, permitindo o desenvolvimento de cursos e treinamentos que atendam diretamente às demandas do mercado de trabalho.
A finalidade é buscar as necessidades dos trabalhadores e dos empresários. Após o encerramento no mês de outubro, de posse dos dados, as informações estão sendo analisadas com o intuito de priorizar os cursos que correspondam à real necessidade do mercado de trabalho, identificando os que estão alinhados ao desejo da população.