Quarta cultural mostra encenação teatral de Hamlet

29/05/2007 12:29:09 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Evento significativo para a disseminação cultural em Macaé, as Quartas Culturais já fazem sucesso entre o meio. Cinema, música, literatura e teatro estão em ebulição semanalmente no terceiro andar do Centro Macaé de Cultura. Nesta quarta-feira (30), às 19h, no auditório do terceiro andar, é a vez da apresentação da peça teatral de William Shakespeare, “Hamlet, O Príncipe da Dinamarca”.

Há 30 vagas disponíveis ao público. As senhas de acesso serão distribuídas uma hora antes da apresentação. Os atores são alunos da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes. Será uma leitura dramatizada de Hamlet, com tradução de Millôr Fernandes. Ao todo são oito dramatizações que acontecem sempre às quartas-feiras, até o final do ano. As próximas serão O Avarento, de Molière, Ubu Rei (Alfred Jarry), A Gaivota (Thekov), Mãe Coragem (Brecht), Seis Personagens à procura de um autor (Pirandello) e Esperando Godot (Becket).

A edição anterior – a primeira do ano – tratou da leitura dramatizada de Édipo Rei, de Sófocles. Segundo a coordenadora das quartas culturais, Larissa Benini, nesta peça não havia culpa. A responsabilidade dos acontecimentos era do destino e dos deuses. “Em Hamlet há noção da importância da ação de cada pessoa, do indivíduo. Os personagens de Shakespeare são responsáveis pelos seus atos. Mesmo sendo de séculos atrás, o texto mostra temas da atualidade, onde já estamos habituados ao egoísmo, por exemplo”, cita Larissa. Ela ainda comenta que há figurino, cenário e iluminação nas leituras dramatizadas.

Já Leandro Baumgratz, agente cultural que dirige o espetáculo junto com Larissa, acha que a peça vai valorizar o aluno da Escola de Teatro (Maria José Guedes), além de ser opção cultural para a comunidade macaense. “Queremos promover o senso crítico”, enfatiza Baumgratz. Os alunos que estudam teatro no curso técnico de artes cênicas são divididos em duas turmas: 30 estão no primeiro ano, e outros trinta no segundo.

Além de Leandro e Larissa, Felipe Argollo e Alessandra Gélio também são agentes culturais que atuam nas quartas culturais. Todos foram unânimes em agradecer a presidente da Fundação Macaé de Cultura, Ivana Mussi, e ao diretor da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes, Fred Tolipan, pelo apoio aos eventos.

Escrita em 1603 por Shakespeare, Hamlet conta a história de um príncipe que se finge de louco para articular um plano de vingança contra seu tio, que assassinara seu pai, o rei, e em seguida casara-se com sua mãe para lhe roubar o trono. Revelando todas as facetas do comportamento humano, Shakespeare nos apresenta uma trama onde a vingança é tomada como o único remédio para restabelecer o equilíbrio às normas morais da sociedade.

Fazem parte do elenco de Hamlet: Jovane Ramalho, Leandro Cunha, Samara Azevedo, Sheila Juvêncio, Shirlei de Souza, Leonardo Arruda, André Gustavo Araújo, Carla Andréa, Elias Lago e Ron di Nele Santos.