Faltam três meses para a terceira maior feira de petróleo e gás do mundo, a Brasil Offfshore, que será realizada em Macaé, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, de 19 a 22 de junho. Com um dia a mais de evento e uma hora a mais de visitação – das 14 às 21 horas -, a Brasil Offshore chega em sua quarta edição consolidada e com a participação de todas as multinacionais de petróleo e gás.
O evento, promovido pela Media Group do Brasil, a MG do Brasil, com apoio da prefeitura de Macaé, terá cerca de 500 expositores e área de exposição ampliada de 24,1 mil metros quadrados para 27 mil metros quadrados. Existe ainda possibilidade de aumento de expositores para atender a lista de espera.
De acordo com o Diretor da Media Group do Brasil, Eric Henderson, os preparativos para a feira estão adiantados. “Há mais de um ano fechamos os principais contratos com fornecedores de tendas, energia, ar condicionado, montagem, carpete, etc. O Manual do Expositor está em nosso website e os expositores já estão trabalhando nos preparativos dos estandes. No final de março, o IBP e a SPE finalizarão a programação das Conferências”, disse.
A prefeitura vai fazer a revisão do pavilhão do Centro de Convenções para a realização do evento internacional e apoiar com estrutura e logística o evento. Além disso, a prefeitura terá um estande onde mostrará as potencialidades econômicas da cidade, as facilidades para negócios e o vigor para abrigar novos empreendimentos dentro da cadeia produtiva do petróleo e gás e fora dela.
Outros atrativos da feira são as conferências organizadas pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) – citadas por Henderson - e as rodadas de negócios promovidas pela Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Uma das metas para a feira este ano é incrementar a internacionalização do evento, o que é uma tendência globalizada. “Na área Internacional, o jornal UPSTREAM, hoje considerado como a principal fonte de notícias no setor de petróleo offshore mundial, vai produzir um ‘Show Daily’ que será publicado nos quatro dias da Feira, com notícias internacionais de seu time de repórteres espalhado por todo o mundo, junto com as notícias geradas no mercado offshore do Brasil. A Upstream também produz os ‘Show Dailies’na Offshore Europe, ONS, OTC, Houston, etc. Esta é mais uma mostra da crescente internacionalização da Brasil Offshore”, destacou Eric Henderson, citando as maiores feiras de petróleo do mundo.