Quarta-feira tem encontro marcado com Benê-Lá

15/06/2016 11:40:00 - Jornalista: Marilene Carvalho

Foto: Bruno Campos

Abertura do evento acontece todas as quartas-feiras, às 17 horas, na Praça Jorge Marins

Porta de entrada para o Mercado Municipal de Peixes, a Praça Jorge Marins se tornou palco oficial do Projeto Benê-Lá nos fins de tarde de toda quarta-feira. Bolado pela Fundação Macaé de Cultura (FMC), o projeto homenageia o renomado flautista e compositor macaense, Benedito Lacerda. A abertura do evento acontece pontualmente às 17h, começando com a apresentação do Grupo de Choro da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes - Emart.

O Benê-lá viabiliza a proposta da FMC de transformar esta área numa feira de artes, fomentando a integração dos artistas macaenses com o público. A praça onde o projeto nasceu dispõe de um ambiente aconchegante, boas acomodações, barraquinhas de bebidas e comidinhas de frutos do mar. Um lugar próprio para descontrair ao final do dia, tendo como pano de fundo a deslumbrante paisagem da beira-rio (Rua da Praia).

- Quem quiser pode chegar! - Assim convida para o evento o coordenador do Grupo de Choro da Emart, Marco Polo, o popular Banana. Segundo ele, o Benê-Lá funciona no mesmo formato do Projeto Pixinguinha, recebendo diversas vertentes artísticas e culturais. "É um palco onde se pode lançar um CD, um livro, recitar poesias etc... Um espaço aberto para quem quiser chegar", reforça. Para esta quarta, a programação traz ainda a Ciranda de Papo e Memória, com fala da Vice-Presidente da Promoção e Igualdade Racial, Zoraia Dias, sobre o Centenário do Samba.

Além das atrações musicais, o público também conhecerá um pouco da história de Benedito Lacerda contada pelo regente e músico Bruno Py, professor da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart), também o poeta e jornalista Gerson Dudus completará com poesias sobre o tema.

- A cultura invoca o sentido de integração e descontração. A isso juntamos a informação, de maneira a divulgar o trabalho de nossos artistas - assinala a presidente da Fundação Macaé de Cultura, Tânia Jardim. São parceiros do projeto as secretarias de Educação e de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo (Subsecretaria de Pesca).

Benedito Lacerda - Músico macaense de maior renome nacional, foi um dos flautistas mais famosos e inovadores da música brasileira, além de compositor. Benê, como era carinhosamente chamado pelos amigos, acompanhou estrelas como Carmen Miranda, Mário Reis e Francisco Alves e se tornou parceiro de Pixinguinha, tendo se destacado pela autoria de choros famosos e marchinhas de Carnaval.


Fotos Relacionadas