logo

Quarta Poética no corredor das artes

18/09/2007 18:19:15 - Jornalista: Andréa Lisbôa

A Poesia é uma das sete artes tradicionais, através da qual a linguagem humana é utilizada com fins estéticos. O sentido da mensagem poética também pode ser importante (principalmente se o poema for em louvor de algo ou alguém, ou o contrário: também existe poesia satírica), ainda que seja a forma estética a definir um texto como poético.

Nesta quarta-feira (19), a ênfase na “Quarta Poética” será o Modernismo. No corredor das artes, da Fundação Macaé de Cultura, a partir das 15h, esta arte está exposta em um enorme varal de poesias. Serão centenas de poemas disponíveis para o deleite dos visitantes.

Fernando Pessoa, Alberto Caeiro, Ricardo Reis, Alberto M. de Campos, Mário de Sá Carneiro, Augusto dos Anjos, Mario de Andrade, Clarisse Lispector, Guimarães Rosa, João Cabral de Melo Neto e outros serão os compositores das poesias expostas no já consagrado Varal de Poesias promovido pela Escola de Artes Maria José Guedes.

Os apreciadores também ficarão por dentro do modernismo, conhecendo de perto em formato poético dos autores que até hoje fazem história, e ainda poderão levar pra casa a poesia que mais gostar.

O evento Quarta Poética faz parte do projeto em execução da Escola de Artes Maria José Guedes denominado Quartas Culturais, quando a cada quarta-feira um evento artístico-cultural é promovido no edifício da Fundação Macaé de Cultura.

De acordo com o diretor da Escola de Artes Maria José Guedes, Bruno Py, que também é músico, o modernismo é o núcleo da arte brasileira no século XX. E as Quartas Poéticas são uma janela para a poesia e a arte das palavras, aberta à comunidade macaense.