Acontece no próximo dia 30 (quarta-feira), mais uma edição do projeto Educação e Esporte na Praça. A programação promete agitar a Praça Mirante dos Navegantes, na Barra. Visitantes e moradores terão acesso às atividades culturais, artísticas e esportivas, das 18h às 22h. A edição promete fechar o mês da Mulher. O evento, que iria acontecer no último dia 23, foi transferido em virtude da operação conjunta das polícias em Macaé.
O público poderá assistir às apresentações do grupo de capoeira e de hip hop, do Programa Art Luz e também o Balé e a Dança do Ventre, da Oficina de Dança do Centro Cultural Sobradinho, representantes do município de Quissamã.
Além disso, será exibido um curta metragem que resgata a história de grandes mulheres macaenses, que conta, inclusive, a história de vida de mulheres da Barra de Macaé. No filme, a vice-prefeita, Marilena Garcia, também apresenta seu depoimento como moradora do bairro.
O projeto integra a feira “Fazendo e Aprendendo”, que congrega artesãos locais e alunos da Escola de Qualificação para o Trabalho, com a proposta de investir nas manifestações culturais locais.
De acordo com a coordenadora do projeto, Kátia Angeloff, a programação está conseguindo alcançar sua proposta.
- Idealizada pela vice-prefeita, Marilena Garcia, estamos conseguindo atingir a finalidade de integrar escola e comunidade, destacou a coordenadora.
A novidade é que esta edição vai contar com participações especiais da Vice- Presidência do Acervo e Patrimônio da Fundação Macaé de Cultura, da Subsecretaria Municipal de Política para as Mulheres, de representantes do Programa Art Luz, das Mulheres da Paz e da União Nacional Solidária no Combate ao Câncer de Mama de Macaé (Unamama), além da maratonista, Maria Aparecida Pinto Botelho de Mello.
Serão abordados temas como a prevenção do câncer de mama e a Lei Maria da Penha, dentre outros. A feira é realizada periodicamente na Praça da Barra pela prefeitura, através da Secretaria de Educação, Gabinete da Vice-Prefeita, Fundação de Esporte e Turismo, “Fazendo e Aprendendo - Escola de Qualificação” e Centro de Qualificação Tecnológica Profissional (Cetep).