A Secretaria de Mobilidade Urbana vem enfrentando problemas em vias de grande movimento na cidade, devido às quedas frequentes de energia, de responsabilidade da concessionária Enel, que causam o apagão dos semáforos. Essa semana, os semáforos dos cruzamentos do Trevo da Petrobras, na Praia Campista, local de grande fluxo de veículos, registraram três apagões devido à queda de energia. Nesta sexta-feira (31), foi necessário que os agentes da Coordenadoria de Trânsito sinalizassem o local, com colocação de cones e estreitamento de via da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) para evitar sinistros de trânsito.
Outros pontos também que sofreram falhas nos semáforos, devido à falta de energia, foram registrados nos cruzamentos das Ruas Visconde de Quissamã com Télio Barreto e Ruas Velho Campos com Vereador Manoel Braga. A situação é recorrente e acarreta o deslocamento de agentes de trânsito para esses locais, desfalcando e prejudicando a rotina de atuação de trânsito em outros pontos do município.
Para que os semáforos voltem a operar, é necessário que a concessionária restabeleça a energia nos pontos onde ocorreram as falhas. Já foram feitas diversas cobranças à concessionária de energia pelos trâmites legais, mas a situação continua muito recorrente, ocasionando a falha no funcionamento dos semáforos que foram instalados recentemente.
Até que haja uma posição definitiva da concessionária, o corpo operacional continua mobilizado para garantir a fluidez e segurança viárias à população.