Terminam, nesta quinta-feira (15), o recadastramento e o cadastramento dos estudantes do ensino médio/profissionalizante e universitário no Transporte Social Universitário (TSU) de Macaé. Os novos estudantes e os que já utilizam o transporte deverão fazer o pré-cadastro no site da prefeitura www.macae.rj.gov.br/tsu. E, após o preenchimento, deverão imprimi-lo e levá-lo, junto com a documentação solicitada, na sede do TSU, na secretaria Municipal de Educação (Semed), localizada na rua Antero Perlingeiro, 402, das 9h às 17h.
O TSU foi criado em 2005, pelo prefeito Riverton Mussi, para dar oportunidade aos estudantes universitários de buscar graduação em outras cidades. São utilizados 64 ônibus, que fazem 77 linhas, em direção a cidades como Campos dos Goytacazes, Cabo Frio, Rio das Ostras, Rio da Janeiro e Niterói.
Com a construção do Complexo Universitário, que vai aumentar a oferta de cursos de graduação e pós-graduação no município, não haverá mais necessidade de transportar os quase quatro mil estudantes, que fazem percursos de segunda a sexta-feira e nos finais de semana. Só para Campos, são 30 ônibus, que saem nos três turnos: manhã, tarde e noite. Dos alunos matriculados em universidades particulares, têm direito ao transporte social os que fazem cursos que não são disponíveis em Macaé. Não há restrições para os que estudam em faculdades públicas.
Como contra-partida, os beneficiários devem participar de ações de cidadania, cooperando em trabalhos sociais, desenvolvidos pela prefeitura, como o Macaé Cidadão.