Foto: Arte
O livro está em formato ebook
A comida nutre o corpo, a mente, a alma. Ela tem cores, sabores, aromas, vitaminas e minerais. Traz lembranças da infância, bem estar e conforto. Pensando nisso, uma parceria entre o Programa Guarda Sênior da Prefeitura de Macaé e o Projeto Envelhecimento Nutrição e Promoção da Saúde (ENUSA-UFRJ) desenvolveu o livro de Receitas da Guarda Sênior 2020, no qual contém 59 pratos criados pelos idosos que compõe o programa, entre eles estão o queijo mussarela caseiro da Ana Maria Severo e o quibe de castanha de caju da Maria Bernardo. O livro está em formato ebook e pode ser acessado aqui.
De acordo com a Coordenadora Geral de Programas Sociais, Raquel Giri, uma das missões do programa Guarda Sênior é ajudar o idoso a encontrar práticas que o mantenham ativo. “O projeto do livro proporcionou qualidade, equilíbrio, entusiasmo e motivação durante o isolamento social. O mais importante é não deixar com que eles se sintam esquecidos e distantes, todos são importantes”, pontuou Raquel Giri.
A coordenadora ainda destacou outras ações que foram propostas aos idosos do programa nesse período, como atividades físicas guiadas às necessidades deles com vídeos e lives, além de grupo terapêutico pelo whatsApp. Ao todo, são 346 idosos beneficiados.
Segundo Raquel Giri, aproximadamente 180 idosos interagem nas redes sociais, porém, 166 não contam com essa ferramenta. Para atender esse grupo foi criada uma estratégia de busca ativa através de visitações, apenas nos portões, seguindo os protocolos de segurança.
Programa Guarda Sênior
O Programa Guarda Sênior foi implantando com apoio do Núcleo de Proteção ao Idoso, cumprindo, no âmbito municipal, a política do Estatuto do Idoso. Os guardas cumprem escala de seis horas diárias e recebem um salário mínimo, atuando como orientadores da população. O pré-requisito básico do programa é ter boa saúde e vontade de manter uma qualidade de vida ativa.
O principal objetivo do projeto é fazer com que o idoso volte a se sentir útil, elevando a sua auto-estima. Além do trabalho, aulas, palestras, bingo, festival de piadas, festival dançante, festa junina, festival de poesias, olimpíadas, atendimento médico e bucal e viagens fazem parte do dia-a-dia dos agentes da Guarda Sênior.
Projeto Enusa
O projeto Enusa iniciou suas atividades em 2014 e faz parte do Programa Interdisciplinar de Promoção da Saúde do campus UFRJ-Macaé, coordenado pela professora Renata Amorim. Agrega professores e alunos de diversos cursos de graduação da área da saúde e atua em atividades de pesquisa e extensão universitária, ampliando o estudo no campo do envelhecimento humano e as ações locais com idosos por meio da integração entre universidade-sociedade.