A integração entre os profissionais da área de saúde, a promoção do trabalho em rede e a reflexão sobre a qualidade do atendimento aos usuários foram alguns dos temas abordados durante o curso de capacitação para recepcionistas do Hospital Público da Serra e das unidades de saúde da Região Serrana, nesta terça-feira (09).
A psicóloga Delba Barros, que ministrou o curso, ressaltou que a iniciativa é mais um investimento da administração que mostra a preocupação na qualidade do serviço prestado à comunidade. “Essa qualificação também vai reverter na melhoria do bem-estar do servidor público no seu próprio local de trabalho”, disse, acrescentando que além das oficinas, os recepcionistas participaram debates e exibição de filmes.
A diretora administrativa do hospital, a enfermeira Luciene Aguiar, lembrou que o objetivo principal do curso foi integrar a equipe do hospital com os demais profissionais da rede para que, desta forma, eles possam compreender o trabalho e a missão de cada seguimento do setor que compreende a rede municipal de saúde.
- A partir de reflexões do dia-a-dia são passadas informações sobre acolhimento, vínculo, resolutividade de problemas, co-responsabilidade e outros temas - explicou Luciene, ressaltando que os recepcionistas atuam como o cartão de visitas da instituição e que este será o primeiro de uma série de cursos de capacitação.
O coordenador de recepção do hospital, Rafael Karwowski, disse que o curso é importante, pois possibilita a troca de experiências e o recebimento de informações sobre como lidar com os pacientes. “É uma oportunidade de se reciclar, para servir melhor o usuário do sistema”, concluiu.
Saúde – Atualmente, a população da região serrana conta com um vasto leque de serviços na área de saúde. Todos os distritos possuem uma unidade do Programa Saúde da Família, que contam com uma equipe multidisciplinar, que realizam visitas domiciliares, prestando um atendimento integral, humanizado e comprometido com a comunidade.
No distrito de Glicério foi inaugurado em 2005 a Unidade Mista de Saúde de Glicério, com funcionamento 24 horas, de segunda a segunda, com atendimento médico de urgência e odontológico, oferece ainda atendimento ambulatorial, nas áreas de pediatria, ginecologia e obstetrícia.
Em 2006, foi inaugurado o primeiro hospital da região serrana. O Hospital Público Municipal de Serra possui mais de dois mil metros quadrados, e conta com aproximadamente 120 profissionais, 23 leitos, atendimento de emergência. A unidade conta ainda com dos serviços de Raio X, ultra-som, laboratório, farmácia, sala de sutura, sala de gesso, refeitório e área administrativa.