Muitas ações importantes marcaram a gestão da Secretaria Adjunta de Recursos Humanos, da Prefeitura de Macaé, em 2024. As atividades, todas voltadas para a valorização e capacitação do servidor público municipal, são frutos do trabalho desenvolvido pela secretaria a fim de mostrar à população que esses profissionais são elementos fundamentais na construção de uma sociedade mais próspera.
Com mais de 16 mil servidores ativos, a prefeitura vem promovendo ações e políticas voltadas para uma gestão de pessoas mais moderna, eficiente e eficaz. Já no início do ano, a Secretaria formou sete comissões com servidores ativos para a realização de um amplo estudo e planejamento estratégico para as demais ações que aconteceram no decorrer do ano.
O secretário da pasta, Aristófanis Quirino, explica que, nesses quatro anos à frente da secretaria, o trabalho é incansável, a fim de construir uma gestão verdadeiramente focada em resultados, sempre valorizando e reconhecendo o papel essencial do servidor público.
“Nesses quatro anos à frente da Secretaria Adjunta de Recursos Humanos, adotamos o modelo de gestão por resultados, gerindo o capital humano de maneira estratégica, visando não apenas a eficiência e a eficácia operacional, mas também o bem-estar dos servidores e a entrega de serviços de qualidade à população. Destacando que o capital humano é um dos ativos mais importantes da administração pública municipal, pois é composto pelas habilidades, conhecimentos e experiências dos servidores públicos. O valor agregado que cada profissional traz consigo é fundamental para que as metas do governo sejam alcançadas”, pontua.
Entre as ações do ano, o destaque vai para a realização do Concurso Público de Macaé, um dos maiores já realizados na região: foram 43.473 inscrições confirmadas para as provas de três editais: Administração Direta (Educação), Macaeprev e Procuradoria Geral. No total, foram oferecidas 824 vagas (sendo 770 apenas para a área da Educação).
O Concurso Público para atendimento das demandas específicas da Saúde também é uma realidade, ele se encontra em andamento cumprindo as exigências para contratação de empresa especializada.
A inauguração da Casa do Servidor Júlio Martins Antunes é um espaço que oferece terapias integrativas, atendimento nutricional, odontológico e psicológico. Também estão previstos atendimento psiquiátrico, aulas de forró, samba de gafieira e atividades multifuncionais, tudo em um único local e de forma gratuita, no Centro de Macaé. O objetivo do espaço é o bem-estar dos servidores municipais e o fortalecimento da saúde física, emocional e social.
A Policlínica do Servidor é mais um importante projeto voltado para a saúde do Trabalhador Público Municipal, e já se encontra em processo de concretização. A contratação de Clínica Terapêutica para tratamento de dependência química e transtornos mentais também faz parte das políticas públicas desenvolvidas pela Secretaria Adjunta de Recursos Humanos voltadas ao serventualismo público.
Saúde e Acolhimento
O Programa Acolher, ação que visa o respeito à família do servidor municipal, conquistou o 1º lugar no III Prêmio Servidores Inovadores pela Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior. O Programa realiza atendimento aos familiares após falecimento de todo servidor efetivo da prefeitura, oferecendo acolhimento, orientações quanto a direitos e acompanhamento no decorrer dos trâmites pertinentes, desde o primeiro contato, até análise de benefícios previstos nas legislações vigentes.
Também na área da Saúde, os exames ocupacionais voltarão a fazer parte da rotina de todos os servidores públicos municipais, pois já está em fase de conclusão o processo de contratação de exames clínicos e complementares na área de medicina ocupacional.
O Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), que visa prevenir acidentes e doenças ocupacionais, promovendo a eficiência e o bem-estar na gestão de pessoas é mais uma conquista e já está sendo implementado. Outro processo em andamento é o da Plataforma Digital Integrada de Saúde e Bem Estar (GYMPASS), visando a atividade física que compõe o tripé da saúde. Esta ação busca incentivar os servidores a aderirem essa prática em seu cotidiano.
Parcerias estão sendo firmadas junto a empresas que desejam ofertar bens e/ou serviços com desconto, e que possam contribuir qualitativamente para melhoria de vida e trabalho dos servidores.
Gestão com eficiência
Essenciais para a garantia de uma gestão de recursos humanos de excelência, a segurança e o condicionamento profissional dos servidores receberam maior atenção na realização da XXI Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT), com o tema "Prevenção e segurança não são remédios. São as melhores ações para se trabalhar bem e sem assédio", o evento ofereceu uma programação diversificada voltada aos servidores municipais.
Outra atividade inovadora foi a realização do I Congresso de Gestão de Pessoas, no salão nobre da Câmara Municipal, que também reuniu representantes de outros municípios. Temas de interesse foram debatidos por especialistas em três dias do evento e os servidores puderam tirar dúvidas com perguntas e respostas abertas no fim de cada palestra.
Pensando no período posterior à vida funcional do servidor, a Secretaria Adjunta de Recursos Humanos está em processo adiantado de ações voltadas para previdência complementar objetivando atender a demanda apresentada pelos servidores.
Uma programação especial pela Semana do Servidor foi promovida com palestras, oficinas e terapias já na Casa do Servidor, que está em funcionamento. Outra ação marcante deste ano é a criação da Policlínica do Servidor que está sendo viabilizada por meio de uma comissão criada para esse fim, também como política pública voltada para a melhoria da qualidade de vida dos servidores.
Outra comissão criada foi a Contra o Assédio, Discriminação, Intolerância Religiosa e Racismo no Âmbito do Funcionalismo Público, sendo mais um passo significativo no compromisso institucional em combater o racismo e a intolerância e promover a igualdade. Também foi criada a Comissão para viabilização da implementação da Escola do Servidor, que tem por finalidade promover a formação, capacitação e desenvolvimento contínuo aos servidores públicos municipais.
E como já vem acontecendo todos os anos, em 2024 o projeto "Café com RH" foi promovido com sucesso no auditório do Paço Municipal de Macaé. Os encontros têm como principal objetivo revigorar as ações desenvolvidas pelas Secretarias com o Programa de Governo.
O Programa de Estágio Remunerado da prefeitura também é uma ação de responsabilidade do RH, que convocou novos estagiários para a gestão, após a realização do Processo Seletivo Simplificado, oportunizando que pessoas mais jovens tenham experiência no mercado de trabalho.
O Censo do Servidor também foi promovido este ano. O último cadastro aconteceu em 2011. A partir deste novo levantamento, a administração poderá melhorar a qualidade dos serviços prestados à população macaense.
Garantindo a segurança e estabilidade das ações desenvolvidas pela Secretaria Adjunta de Recursos Humanos foi dado início às atividades para a Certificação ISSO 9001.
Encerrando o ano, a secretaria também promove uma iniciativa inovadora: a implementação do Banco de Talentos Interno, que visa valorizar e aproveitar outras habilidades dos servidores municipais. Cada servidor público que tiver interesse poderá se cadastrar no programa, informando suas competências, experiências e áreas. Essas informações serão reunidas em uma base de dados que permitirá a identificação de talentos e aproveitá-los em oportunidades que possam surgir dentro da própria prefeitura. Uma comissão técnica já foi instaurada para colocar a ideia em prática.
Mais ações em 2025
E para 2025, outras ações já foram planejadas, como o Programa “Servir com Saúde”, que será promovido nos dias 6, 7, 13, 14 e 20 de janeiro. O programa itinerante tem o objetivo principal de levar serviços de saúde para os servidores mais próximos aos seus locais de trabalho. Serão oferecidos atendimentos odontológicos com o ônibus e também com uma equipe multiprofissional, onde o servidor poderá aferir pressão arterial, glicemia e obter informações sobre os serviços oferecidos pela rede de saúde do município.
E outra retomada acontecerá em 2025: o tradicional Jornal do Servidor será relançado ainda no primeiro trimestre. O retorno do tradicional informativo marca um esforço da administração para fortalecer a comunicação com os servidores, trazendo um novo formato e conteúdo diversificado, focado em direitos, cursos, campanhas educativas e informações de interesse geral.
Outra ação que entra para a agenda é a parceria com a Cruz Vermelha de Macaé, que oferecerá um curso básico de Primeiros Socorros para os servidores municipais. A capacitação ocorrerá nos dias 14, 16, 21 e 23 de janeiro de 2025, das 8h às 17h, na Casa do Servidor. O curso terá duração de dois meses, com certificação e validade de dois anos..