Melhor utilizar os softwares na rede municipal de ensino. Esta é a finalidade dos cursos voltados para Educação e Tecnologia, que serão ministrados pelo Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM) da secretaria de Educação. Os interessados podem se inscrever até o dia 5 de agosto através do blog do núcleo, pelo endereço eletrônico www.ntmmacae.com.br. As aulas serão iniciadas na quinta-feira (8 de agosto). Ao todo são oferecidas cerca de 70 vagas para cinco cursos, que serão ministrados em dois turnos: das 8h às 12h e das 13h às 17h. O curso tem a intenção de reforçar a capacitação dos profissionais com a volta às aulas, na próxima terça-feira (30).
A programação semipresencial terá a duração de quatro meses e vai certificar os participantes, que também vão fazer parte de aulas on line. Podem se cadastrar profissionais da Educação como professores, supervisores, professores-orientadores, orientadores pedagógicos e educacionais.
A programação contará com os cursos de Informática Básica, que será realizado semanalmente às quartas-feiras; Elaboração de Projetos, que vai acontecer todas as sextas-feiras e Tecnologias Assistivas, ministrado às terças-feiras para profissionais que atuam nas salas multifuncionais. Na lista também está o curso Suporte Técnico-Proinfo, que vai acontecer às quintas-feiras.
A novidade será a oficina de Introdução à Educação Digital, curso itinerante e quinzenal que vai percorrer as unidades municipais Balneário Lagomar, Ancyra Gonçalves Pimentel, Professor Joaquim Luiz Freire e Maria Isabel Damasceno Simão. A iniciativa beneficia os profissionais, que não precisam se deslocar das unidades que atuam para participar dos módulos.
Através da programação, a proposta da rede municipal de ensino é orientar os profissionais sobre a melhor utilização dos recursos educacionais com tecnologia de informação e comunicação.
Todos os cursos fazem parte do ProInfo Integrado, programa de formação voltada para o uso didático-pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no cotidiano escolar, articulando assim a distribuição dos equipamentos tecnológicos nas escolas e a oferta de conteúdos e recursos multimídia e digitais oferecidos pelo Portal do Professor, pela TV Escola e DVD Escola, pelo Domínio Público e pelo Banco Internacional de Objetos Educacionais .
De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, a programação visa contribuir com a capacitação dos professores e a resolução de problemas nos laboratórios de informática das escolas beneficiadas pelo Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo). “Os módulos também vão contribuir com a elaboração de projetos ligados à tecnologia na sala de aula, o que representa muito para o processo ensino-aprendizagem”, finalizou.