Foto: Divulgação
Cartilhas, dicionário ambiental e jogos pedagógicos promovem conscientização para a preservação da natureza
Alunos e professores do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental da rede municipal de educação receberam kits com material voltado para a educação ambiental como livros e jogos. As maletas ampliam o trabalho já realizado nas unidades, voltado para a educação ambiental, e fazem a transversalidade com outras disciplinas.
"Nesta Semana do Meio Ambiente é importante destacar o trabalho de educação ambiental realizado nas escolas e a distribuição dos kits com cartilhas, dicionário ambiental e jogos pedagógicos, que estimulam a formação de uma conscientização coletiva para a transformação de atitudes, despertando o senso de pertencimento no ambiente escolar e, por consequência no ambiente público como um todo, sensibilizando os alunos e professores para serem agentes transformadores do ambiente que estão inseridos", comentou o Secretário de Educação, Robério Fernandes.
De acordo com a Secretária Adjunta de Educação Básica, Michele Macedo, através desses materiais educativos, a rede consegue ampliar o trabalho já realizado nas escolas e incentivar a formação de uma consciência ambiental coletiva.
"É fundamental promover a educação ambiental desde cedo, e os kits distribuídos para os alunos e professores do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental são mais uma ferramenta para isso por contribuírem para a transformação de atitudes e a conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente", observou Michele.
O programa de educação ambiental desenvolvido nas escolas atende o Programa Nacional de Educação Ambiental (PNEA) Lei Federal nº 9.795/99 e a Política Nacional do Meio Ambiente (Lei Federal nº 6.938/81), além da Lei Federal nº 9.394/96 (Diretrizes e bases da educação nacional).