logo

Rede municipal comemora conquistas no dia do Professor

11/10/2012 17:10:00 - Jornalista: Joice Trindade

O Dia do Professor está sendo comemorado pelos educadores da Educação Infantil, da Educação Infantil e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino durante toda a semana. A data alusiva ao dia do Professor é o dia 15 de outubro, próxima segunda-feira, data em que a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, homenageia aos 3.710 professores que lecionam no ensino municipal.

De acordo com o secretário de Educação, José Augusto Abreu Aguiar, a comemoração se deve as conquistas alcançadas pelos profissionais que contribuem com os avanços da educação municipal: “Esta gestão avançou muito na área da Educação. Tanto os professores que já atuam na rede municipal, quanto os cerca de 300 que estão se preparando para tomar posse, vão reforçar o trabalho em prol da melhoria da qualidade do ensino. Todas as metas estabelecidas estão sendo alcançadas e outros projetos que ainda temos, pretendemos concluir até o final desta gestão", ressaltou.

José Augusto Abreu Aguiar lembrou que vários fatores serviram para consolidar o trabalho da pasta como, a autonomia funcional para as escolas com eleição direta para diretores, Plano de Cargos e Salários e alteração da tabela de salários dos auxiliares de serviços escolares.

Com mais de 35 mil alunos, a Secretaria de Educação de Macaé se destaca no país por ser a primeira a implantar a primeira Subsecretaria de Educação Infantil. Além disso, a Educação em Macaé atua conforme as mudanças legais após a implantação das Novas Diretrizes da Educação Infantil, em dezembro de 2009. Já no Ensino Fundamental, a pasta segue com a realização de cursos de Formação Continuada, elaboração e revisão dos Cadernos de Orientações Curriculares (COC) e elaboração da Provinha Macaé, avaliação que será destinada aos estudantes dos 1º, 2º e 3º anos de escolaridade.

Para a Subsecretária de Ensino Fundamental, Gelda Tavares, o Dia do Professor é uma data que deve ser comemorada por todos os alunos, pais e educadores: “Os professores exercem atividades muito importantes para o desenvolvimento do nosso país. São os nossos educadores que transmitem informações e conhecimentos fundamentais para o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos, atuando na motivação para os estudos, no desenvolvimento de habilidades e na transmissão de valores e formação da cidadania”, destacou.

Ainda este ano, a Educação Infantil, que conta com 57 unidades com atendimento específico, ganhou 21 orientadores pedagógicos nas escolas municipais de Educação Infantil. Quinzenalmente, eles participam de encontros que visam à formação continuada, a melhor capacitação quanto à prática pedagógica e enriquecimento profissional: “A intenção é ampliar o número de profissionais para atender todas as escolas de Educação Infantil”, ressaltou José Augusto.

Feliz por atuar na rede municipal de Macaé, a coordenadora de Educação Infantil, Eliane Salgado: “Fico feliz em poder fazer parte deste time da Educação Municipal. A cada dia reflito e aprendo muito sobre a prática pedagógica e o dia-a-dia. A minha atuação na Secretaria de Educação me faz lembrar o “Mito da Caverna”, em que um dos prisioneiros desta caverna consegue se libertar e, aos poucos, vai se movendo e avança na direção do muro. Nesta escala, as dificuldades e obstáculos são encontrados, mas ao sair desta caverna, se descobre um mundo totalmente novo em que o prisioneiro nunca mais deseja voltar para esta caverna”, lembrou.

Também orgulhosa por ser profissional do ensino de Macaé, a orientadora pedagógica, Beatriz da Silva, afirma que o trabalho na rede municipal possibilitou uma nova visão quanto ao contexto educacional: “Sou de Cabo Frio e pude ter em Macaé maior suporte, o que está facilitando a minha vida profissional. A Secretaria de Educação de Macaé nos proporciona estudos, vivências e sentido de comprometimento com a educação”, falou.

Outra educadora que resolveu adotar Macaé não apenas para trabalhar, mas para morar é a orientadora pedagógica Joseran da Silva Barroso. Ex-moradora de São Gonçalo, ela se diz encantada com o trabalho no município: “Agora sim posso dizer que minha carreira está tendo avanços significativos. Depois que vim para Macaé conheci um novo olhar voltado para a Educação, que está contribuindo e muito na renovação do meu trabalho”, falou.

Já a Subsecretária de Educação Infantil, Márcia Heloísa Branco, afirma a Educação segue com a proposta de desenvolver integralmente a criança a partir do “Brincar” e do “Educar”: “Nos preocupamos com nossos alunos e com os profissionais, que este ano foram contemplados com o Plano de Cargos e Salários e com outros benefícios, que visam a valorização e o incentivo do profissional”, finalizou.