
Foto: Arquivo Secom
As unidades escolares já estão prontas para receber cerca de 40 mil estudantes
A rede municipal de ensino de Macaé retoma as atividades escolares nesta terça-feira (03), marcando o início de mais um ano letivo para cerca de 40 mil estudantes matriculados. A data está estabelecida pela portaria da Secretaria Municipal de Educação 152/2025 e representa o começo de um novo ciclo educacional para alunos, professores, gestores e famílias. A rede conta atualmente com 3.083 professores e 1.140 auxiliares de serviços.
As unidades escolares já estão prontas para receber os estudantes. O retorno dos servidores acontece nesta segunda-feira (02), data não letiva destinada à realização das reuniões pedagógicas em todas as escolas da rede. O momento é dedicado ao alinhamento das equipes, planejamento das ações do ano letivo e organização dos espaços escolares.
Atualmente, a rede municipal atende 107 escolas de Educação Básica, além das unidades integradas ao Sistema Municipal de Ensino, como o CAp, a Escola de Artes e os Centros Municipais de Educação e Atendimento Especializado ao Escolar (Cemeaes). Para este ano, há ainda a previsão de entrega de pelo menos mais três novas unidades escolares.
O secretário municipal de Educação, Matias Mendes, destaca a importância da volta às aulas para toda a rede.
“A volta às aulas representa um momento muito importante para nossos alunos e para toda a rede municipal de ensino. É nesse período que reafirmamos o compromisso com uma educação pública de qualidade, pensada de forma ampla, que vai além da sala de aula e envolve planejamento, acolhimento e trabalho coletivo”, frisa.
“O início de um novo ano letivo representa, ao mesmo tempo, desafios e a renovação da esperança para a rede municipal de ensino. Seguimos lidando com realidades complexas que exigem sensibilidade, preparo técnico e compromisso coletivo. A mudança na matriz curricular, aliada ao investimento em formação continuada, fortalece as equipes escolares e qualifica o trabalho pedagógico”, avalia.