Campos Verdes é o nome do projeto desenvolvido pela Casa do Caminho que será ampliado para a rede municipal de ensino. A programação vai contar com a parceria da Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação e Gabinete da vice-prefeita, Marilena Garcia. O objetivo é envolver os estudantes na conscientização ambiental através de atividades lúdicas, palestras e plantios de mudas de espécies nativas e exóticas nas unidades.
No próximo dia 21 (quarta-feira), a programação vai mobilizar os estudantes dos 1º ao 5º anos de escolaridade do Colégio Municipal Zelita Rocha, situado no Aeroporto. Todas as ações do projeto nas escolas municipais serão ministradas às 15h. A programação será marcada por apresentação instrumental do grupo “Levando a vida na flauta” e do coral da Casa do Caminho. Posteriormente, haverá oficina com jogos ambientais como quebra-cabeças, além de palestra que vai enfocar o tema “Meio Ambiente” e plantio simbólico de mudas.
Já no dia 22 (quinta-feira), será a vez do Ciep Maringá. E, no dia 29 (quinta-feira), o projeto será realizado no Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel. Através do projeto “Campos Verdes”, a rede municipal de ensino vai mobilizar neste mês de setembro cerca de 200 estudantes de três unidades de ensino.
Entusiasmado, o secretário de Educação, Guto Garcia, observou que projetos como estes são de suma importância. “Através de plantios e oficinas específicas, estudantes e professores terão oportunidade de aprender mais e discutirem as questões da educação ambiental como conservação e mudança de comportamento diante de problemas ambientais. Sem dúvidas, parcerias como essa com a casa do caminho são muito importantes e tem nosso apoio”, destacou, lembrando que a Secretaria de Educaçção também tem parcerias com a Polícia Militar, através do Proerd, com a Infraero, entre outras. "Acreditamos que a participação da populção e das empresas privadas na educação são fundamentais para o desenvolvimento da Educação no município".
Segundo a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Conceição de Maria Rosa, as ações como palestras e plantio de espécies nativas e exóticas são primordiais para conscientização. Todas estas atividades ambientais adotadas na rede municipal visam coibir a reiteração de práticas lesivas ao meio ambiente. Esta também é uma oportunidade para que os professores como de Ciências e História façam uso dos espaços arborizados nas aulas das disciplinas. O projeto está previsto para se estender até o fim do semestre.
Casa do Caminho
A Casa do Caminho é uma instituição filantrópica situada no bairro da Ajuda, sem fins lucrativos, que promove ações de assistência social às comunidades carentes dos bairros Nossa Senhora da Ajuda, Parque Aeroporto e Barra de Macaé. Uma das finalidades da coordenação é desenvolver, através do projeto, o trabalho de educação socioambiental, através de atividades de sensibilização ministradas pela equipe multidisciplinar da Casa do Caminho nas unidades situadas nas adjacências da instituição.