logo

Rede municipal de ensino recebe mais de 95 mil livros

22/11/2012 10:36:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Arquivo

Um total de 95.729 livros didáticos, que serão utilizados no ano letivo de 2013, já está sendo distribuído para as escolas da rede municipal de ensino. Até o mês de fevereiro, os livros direcionados a todas modalidades de ensino serão enviados pelos Correios, para as escolas situadas na área central, e pela equipe pedagógica da Secretaria de Educação para as unidades localizadas na Serra. A remessa foi feita Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).

Para melhor atender a demanda das escolas e manter a qualidade do material, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, esteve com a coordenação local dos Correios. O objetivo foi reforçar a parceria que visa uma melhor logística quanto à entrega dos livros como armazenamento, profissionais responsáveis e cuidado com os livros até a distribuição oficial na escola.

Outro fator positivo quanto ao Programa Nacional do Livro Didático em Macaé é que a rede municipal de ensino deu o pontapé inicial com a finalidade de dinamizar o trabalho em sala de aula. Para isso, os responsáveis pelos livros iniciaram o trabalho que segue o planejamento técnico pedagógico que abrange uma planilha com consolidado. Nela, constam os nomes das coleções existentes nas unidades, nomes das escolas, livros com disciplinas específicas e o número de alunos matriculados nas unidades. De acordo com o secretário de Educação, José Augusto Abreu Aguiar, o consolidado é muito importante para todas as escolas municipais:

- É necessário que os responsáveis pelo livro didático sigam todas as orientações e informações da coordenação, como o número de sobras e faltas de livros e utilizem o consolidado para executar um remanejamento de livros didáticos, ou seja, uma troca de materiais para melhor atender necessidade de cada escola, ressalta o secretário.

Segundo a coordenadora dos Programas do Livro Didático da Educação, Roze Tomaz, os livros enviados pelo Ministério da Educação servem como mais uma ferramenta de trabalho para os professores. Além disso, todo trabalho se volta para a melhor gestão do PNLD na escola. Ela destaca que além de uma reunião realizada, na quarta-feira (21), será realizado um encontro final com avaliação no próximo dia 5 de dezembro, às 9h, na sede da secretaria:

- Todas as reuniões são fundamentais. Durante a reunião de quarta-feira os participantes receberam registros quanto aos slogans premiados e as campanhas “Devolver é legal” e os projetos “Pratique Cidadania. Cuide bem do seu livro didático” e “Interface Pedagógicas do Professor”, que têm intenção de replicar as boas práticas ministradas pelos professores, salienta.

Ela finaliza lembrando que os livros didáticos para a gestão de 2013 foram escolhidos de forma democrática: “No caso do 1º ao 5º ano de escolaridade todas as turmas receberão livros novos. Já as turmas de 6º ao 9º ano e do Ensino Médio recebem uma complementação de livros didáticos”, conclui Roze.