logo

Rede municipal de ensino vai receber novas salas multifuncionais

05/08/2011 10:24:19 - Jornalista: Joice Trindade

Trinta e cinco novas salas multifuncionais vão fazer parte da rede municipal de ensino a partir deste segundo semestre letivo. O objetivo é melhor atender aos alunos portadores de necessidades especiais. A ampliação da estrutura das unidades municipais de ensino faz parte do programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais do Ministério da Educação.

Na lista das escolas contempladas estão unidades como a Maria Isabel Damasceno Simão e Professora Maria Letícia Santos Carvalho. A novidade é que a Escola de Educação Infantil Anna Benedicta da Silva Santos, que já conta com um espaço específico, vai receber uma sala tipo duas, exclusiva para os portadores de necessidades visuais.

Hoje, Macaé conta com 24 salas multifuncionais que atendem cerca de 300 estudantes (segundo o censo de março de 2010). Os espaços, que funcionam no contraturno, contam com cerca de 30 professores especialistas em Educação Inclusiva. Com o recebimento das novas salas, a expectativa da Secretaria de Educação é atender cerca de 700 alunos.

Através do funcionamento das salas multifuncionais, a rede municipal está atendendo portadores de necessidades especiais, que abrangem patologias como deficiências intelectual, física e auditiva, além transtorno desintegrativos da infância, autismo clássico, surdez e surdez-cegueira.

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, o recebimento das salas de recursos multifuncionais, com materiais pedagógicos e de acessibilidade visa estender o atendimento educacional especializado, complementar ou suplementar à escolarização.

As salas multifuncionais atendem a determinação do programa de Atendimento à Educação Especial. Para isso, de acordo com a coordenadora de Educação Especial da Secretaria de Educação, Alda Canabarra, esta é uma oportunidade de trabalhar as diferenças, rever posturas e integrar não apenas os alunos especiais, como os familiares e profissionais da Educação.

As novas unidades de educação básica da rede pública municipal vão receber equipamentos, mobiliários e materiais didático-pedagógicos e de acessibilidade para a organização das salas de recursos multifuncionais, de acordo com as demandas apresentadas pelas secretarias de educação em cada plano de ações articuladas (PAR). A lista dos materiais abrange jogos para estimular atividades motoras e neurológicas

Nos espaços multifuncionais também são instalados computadores, impressoras, scanners, móveis, jogos pedagógicos e outros equipamentos. Entre os materiais didáticos estão teclado colméia, tapete alfabético, calculadora sonora, jogo da memória, software aumentativo e alternativo, globo terrestre tátil, dominó de associação de frases e de idéias, bandas rítmicas e sacolão criativo.

Para os portadores de necessidades visuais, a sala com equipamentos como soroban visual, punção, kit de lupa manual, guia de assinatura, impressora braile, globo terrestre tátil, máquina especial braile e reglete.

A Prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Educação, ministra periodicamente cursos de Formação Continuada que destacam a história e trabalhos específicos direcionados à educação inclusiva.