Professores, orientadores pedagógicos e educacionais, dirigentes e auxiliares de serviços escolares da rede municipal de ensino podem se inscrever até o dia 12 de setembro para os Cursos de Formação Continuada do segundo semestre. Ao todo, 14 módulos estão sendo oferecidos gratuitamente pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação. A finalidade é contribuir para a capacitação dos profissionais que atuam nas escolas municipais.
Os interessados devem procurar a sala 220 da sede da Secretaria de Educação, das 9h às 17h, ou se inscrever pelo endereço eletrônico cprofor@yahoo.com.br. Os cursos são ministrados nos turnos da manhã, tarde e noite nos auditórios e no laboratório do Núcleo de Tecnologia Municipal da Secretaria de Educação. Para cada módulo estão sendo oferecidas 25 vagas.
A grade de cursos foi elaborada especificamente para conduzir os profissionais da rede municipal ao reforço do processo ensino-aprendizagem.
- A proposta é com o cotidiano escolar e também mediante ao trabalho de gestão das unidades de ensino. Cada módulo tem carga horária diferenciada e públicos específicos. Estamos satisfeitos, pois no primeiro semestre registramos um número expressivo de participantes. Sabemos que os cursos de formação possibilitam o aprimoramento do conhecimento e de novas ações pedagógicas. Os cursos também se destacam como momentos para troca de experiências, consideradas significativas para os educadores. Este é um investimento que os profissionais levam para toda a trajetória educacional, explica a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia.
Cronograma - Os novos cursos oferecidos são: “A voz do Professor”, que será apresentado como um worshop, “Competências Básicas” e “Pró- Letramento Português”, que já está sendo ministrado pela mediadora Vanessa Davi.
A lista da programação também abrange os módulos do curso Formação pela Escola. São eles: Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Programa do Livro (PLI), Controle Social, Competências Básicas, Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programas do Transporte Escolar.
Os profissionais também têm a oportunidade de se inscrever para os módulos “Gestão do Programa do Livro Didático”, “Diferenças na Aprendizagem e Processo Mental: Alternativas Pedagógicas”, além de “Educação Inclusiva: Saberes e Trocas”, direcionado exclusivamente para auxiliares de serviços escolares. Ao final dos cursos, os profissionais participantes vão receber certificados de conclusão. Para isso, eles terão que apresentar 75% de frequência.