Foto: Luiz Bispo
Evento vai até a próxima sexta-feira (24), nos espaços externos das escolas municipais da Educação Infantil.
Em virtude do Dia Nacional da Educação Infantil, cuja data alusiva é 25 de agosto, a rede municipal de ensino está realizando a Semana Nacional de Educação Infantil. A ação, realizada pela primeira vez em Macaé, acontece desde a última segunda-feira (20) até a sexta-feira (24) nos espaços externos das escolas municipais de Educação Infantil. A única exceção será a quinta-feira (23), quando a programação será realizada nas praças principais dos setores administrativos, com a intenção de atender todas as escolas.
O objetivo da Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, é apresentar todos os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes na faixa de zero a cinco anos. A ocasião será marcada por apresentações, além de oficinas de artes e atividades com os contadores de histórias da rede municipal. Segundo a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia, o município está seguindo a Lei nº 12.602, de 3 de Abril de 2012, que institui a Semana Nacional da Educação Infantil e foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff:
- Esta será uma semana para destacar e enaltecer as práticas pedagógicas desenvolvidas pela Educação Infantil. A intenção é fortalecer o compromisso da Educação junto às crianças. A semana será essencial para conscientização da sociedade sobre o direito das crianças à educação de qualidade. Com isso, o dia 25 de agosto terá um significado ainda mais especial a partir desse ano. Além de ser o Dia Nacional da Educação Infantil também é a data de nascimento da fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns, falecida em um terremoto no Haiti, em 2010 - explicou a secretária.
Satisfeita com os resultados positivos da Educação Infantil no município, Marilena Garcia, destaca ainda, que Macaé foi a primeira cidade do Brasil a ter uma subsecretaria específica para o segmento: “A educação é nossa maior riqueza. Ficamos felizes pela Secretaria de Educação se tornar referência diante da criação da Subsecretaria de Educação Infantil e servir de modelo para outras cidades, como Petrópolis”, pontuou.
A subsecretária de Educação Infantil, Márcia Heloísa Branco, pontua que, além da culminância dos projetos implementados no primeiro semestre letivo, a Semana Nacional de Educação Infantil também vai proporcionar aos alunos momentos de brincadeiras nos parques, consolidando a proposta da "Importância do Brincar", foco dos profissionais do segmento: “A expectativa é que haja troca de experiências e interação entre os estudantes e profissionais que atuam no segmento infantil”, destacou
Já Marilena Garcia reafirma os investimentos em projetos voltados para o desenvolvimento dos estudantes e ações para o enriquecimento de conhecimento dos que atuam com os pequeninos continuarão: “Como exemplo, podemos citar a realização de cursos de Formação Continuada e a participação dos profissionais em congressos e seminários”, salientou.
Segundo a secretária de Educação, o evento reforça que a pasta está no caminho certo: "Os trabalhos executados com os estudantes das 57 unidades municipais de atendimento infantil foram alvos de elogios de educadores do Brasil e exterior no 28º Simpósio Mundial da Organização Mundial de Pré-Escolar, no final do mês de julho. Este evento reuniu 45 países e 236 cidades. Uma delas foi Macaé, que contou com 15 participantes, entre professores, diretores e professores-orientadores pedagógicos da rede municipal. Na ocasião, foram discutidos assuntos como “A política de Educação Infantil e o Brincar”, além de “Teoria e prática em Educação Infantil para o Desenvolvimento e Sustentabilidade”, abordagens que já fazem parte dos cursos de formação continuada oferecidos pela pasta. Além disso, o simpósio contou com palestrantes, cujos embasamentos são estudados por nossos profissionais", concluiu.