As unidades de ensino da rede municipal de Macaé estão realizando o processo eleitoral que indicará os novos representantes dos Conselhos Escolares. A eleição realizada nas escolas, das 7h às 17h, é efetivada através de votação direta e secreta, com a apuração e divulgação dos resultados acontecendo no mesmo dia da votação. Os Conselhos Escolares são colegiados com a atribuição deliberar sobre questões político-pedagógicas, administrativas e financeiras no âmbito da escola.
De acordo Rogélia Rozendo, que faz parte da coordenação dos Conselhos Escolares, cabe aos conselhos promover a gestão participativa, ou seja, o compartilhamento das tomadas de decisão dentro da escola, acompanhando a aplicação das políticas educativas, fazendo avaliação, exercendo o controle social e sugerindo novos encaminhamentos de acordo com a realidade de cada escola.
- A cada dia fica mais claro para comunidade a importância de democratizar o que acontece na escola, porque todas as ações que acontece no espaço escolar é de responsabilidade de todos, afirmou.
Os conselhos, formados por pais, alunos, professores, funcionários e a direção, fazem parte de uma proposta do Ministério da Educação e recebem a verba do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do governo federal, além de verbas municipais. Esses recursos são utilizados para suprir diversas necessidades, como material pedagógico, pequenas reformas, climatização de ambientes, aquisição de equipamentos e contratação de serviços. Além disso, os conselhos abrem espaço para discussões de questões administrativas e pedagógicas das unidades.
No total, 33 escolas – que terão suas eleições vencidas em agosto, setembro e outubro - estão renovando seus conselhos através de eleições. Além da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Leda Maria Lêdo Esteves, no Centro, onde a votação ocorreu na quarta-feira (24), o cronograma prevê que na sexta-feira (26), a Escola Estadual Municipalizada de Educação Infantil Professora Maria Magdala Agostinho Cipriani, no Imburo, realize a sua eleição, assim como a Escola Municipal de Educação Infantil MAI Maria das Dores Souza Tavares, Morro de São Jorge, e Escola Parque Municipal Professora Maria Angélica Ribeiro Benjamin, na Aroeira.
Nos dias 30 e 31 de agosto também haverá eleições nas escolas. No dia 30 é a vez da Escola Municipalizada de Educação Infantil Eléa Tatagiba de Azevedo, na Aroeira, e a Escola Municipal de Educação infantil Professora Gésia de Oliveira, no São José do Barreto. Já no dia 31, a Escola Municipal de Educação Infantil Professora Lia kopp Franco, na Granja dos Cavaleiros, Escola Municipal de Educação Infantil Professora Esméria Pereira Reid dos Santos, no Engenho da Praia, e Escola Municipal de Educação Infantil Professora Maria Lira Beraldini Campos farão a votação. Em setembro novas datas serão agendadas, para que todo processo esteja concluído até o final do mês que vem.