logo

'Rede Rua' realiza estudo sobre população em situação de rua

25/11/2015 10:34:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: João Barreto

Pousada da Cidadania tem capacidade para 50 pessoas e está localizada na Rua Orlando Tardele, 206, no bairro Bela Vista

O grupo Rede Rua se reuniu nesta terça-feira (24), na sede do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas, para mais uma reunião. No encontro, dentre vários assuntos, foi tratado do andamento do estudo que vem sendo realizado no município que tem por objetivo mapear e traçar o perfil das pessoas que encontram-se em situação de rua. Fazem parte dessas reuniões representantes das secretarias de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Saúde, Ordem Pública, UFRJ, representantes de organizações sociais, entre outras.

Esse grupo faz parte das ações de implantação da Política Municipal de Atenção à População em Situação de Rua, que vem sendo desenvolvida nos últimos três anos.

De acordo com informações da coordenadora da Proteção Social de Média Complexidade da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Edileny Vilaça, dados preliminares deste estudo elaborado pelo grupo, apontam que não está havendo aumento da população de rua.

- O que podemos observar é que estão acontecendo aglomerações dessas pessoas. O que ocorre também é a presença de grupos com interesses diversos na ocupação das ruas e que não necessariamente se caracterizam como população em situação de rua - citou. Ela completa dizendo que é preciso refletir sobre estes diversos grupos que encontram-se nas ruas. Não apenas os ditos migrantes que buscaram oportunidades e não conseguiram se adequar a um mercado cada vez mais exigente e competitivo.

Segundo ela, é preciso pensar também naqueles que residem em Macaé e ocupam os espaços públicos para fins diversos. "Pensar naqueles também que possuem famílias em Macaé e que estão nas ruas a partir de rompimentos de vínculos familiares, por conflitos na comunidade de onde foram 'expulsos', aqueles que estão na rua para trabalho informal e retornam para suas casas, pessoas que se aglomeram para uso recreativo de substâncias psicoativas etc", completou.

A coordenadora ressalta que qualquer intervenção junto à população em situação de rua está regida pelos princípios legais estabelecidos pela Constituição Federal, que impede, desta forma, o recolhimento ou acolhimento compulsório das pessoas que não desejam o acolhimento e optaram por estar na rua.

Considerando que a Política Municipal de Atenção à População em Situação de Rua, já em processo de implantação no município, é fruto de um trabalho intersetorial, a secretaria reforça a importância de participação de diversos atores deste debate. Segundo Edileny, o Coletivo Rede Rua tem se reunido também com organizações sociais que atuam no atendimento à população em situação de rua de modo a pensar estratégias em conjunto.

Serviços - A prefeitura conta com o serviço de abordagem social vinculado ao Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop). A equipe de abordagem é composta por assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais que realizam a busca ativa das pessoas em situação de rua.

A proposta do trabalho é contribuir na reconstrução do projeto de vida do cidadão em situação de rua. O local, que funciona na Rua José Bruno de Azevedo, 99, ao lado do Terminal Central, é um espaço para que essa população possa fazer suas refeições, higiene pessoal e guardar seus pertences.

O Centro Pop oferece ainda assistência necessária para o encaminhamento para o mercado de trabalho, profissionalização, oficinas, rodas de conversas e atendimento psicossocial.

Outro serviço é a Pousada da Cidadania, um abrigo institucional de acolhimento quando a pessoa em situação de rua deseja sair desta condição, oferecendo moradia provisória. A Pousada de Cidadania tem capacidade para 50 pessoas e está localizada na Rua Orlando Tardele, 206, no bairro Bela Vista.

Outro serviço importante é o Consultório da Rua. Trata-se de Serviço de Saúde integrante da atenção básica que presta atendimento à população em situação de rua. Os atendimentos são realizados por meio de abordagens com os usuários no diversos territórios do município.