Foto: Guga Malheiros
Cerca de 100 adeptos dos esportes náuticos estiveram na Lagoa de Imboassica
Depois de diversas ações na Semana do Meio Ambiente, a Regata na Lagoa de Imboassica reuniu, no início da tarde deste sábado (7), cerca de 100 adeptos dos esportes náuticos. A atividade contou com a participação de pequenas embarcações, entre caiaques, stand up e canoas. O trecho do percurso foi de nove quilômetros, sem caráter competitivo.
O secretário de Ambiente, Guilherme Sardenberg, afirmou que o objetivo é potencializar o uso adequado do espaço. “De forma espontânea conseguimos estabelecer uma parceria com a sociedade civil organizada e empresas. Isso mostra que o governo não está sozinho nessa sensibilização. A Semana de Meio Ambiente contou com 25 eventos com o apoio de diversos órgãos da gestão municipal, além de voluntários”, ressaltou Guilherme.
Para o coordenador de Biodiversidade, Gestão de Águas e Território, Sávio Magaldi, a regata mostra que a água, além de ser primordial para a existência de homens, animais e plantas, é também um importante meio de lazer, na sua utilização para práticas esportivas.
- A ideia é sensibilizar a todos sobre a importância de preservarmos esse recurso hídrico. Conseguimos reunir diferentes grupos entre várias gerações. O papel do poder público é fomentar essas atividades que, certamente, promovem melhorias para o meio ambiente -, frisou Sávio, acrescentando que a Lagoa de Imboassica caminha para o esgoto zero com o funcionamento do Sistema de Esgotamento Sanitário Mutum.
A regata contou com a parceria de diversos órgãos da gestão municipal, 95º Grupo de Escoteiros de Macaé, ONG SOS Pecado, Associação e Surf Macaense, além das empresas Unimed, JC Fragoso, Água Vale do Sol, Fábrica de Telas, Lupatech e J. Pavani.