Foto: Equipe Secom
Belezas naturais propiciam diversas opções de lazer para turistas e moradores
A Região Serrana de Macaé possui seis distritos com belezas naturais e atrações para quem procura opções de lazer para aproveitar a estação mais quente do ano. Quem visitar esses locais poderá encontrar cachoeiras de águas transparentes, montanhas como picos do Frade e do Peito do Pombo, entre outros pontos que a natureza oferece bem perto do Centro do município. Para quem gosta de esporte radical, as montanhas da serra são perfeitas para escaladas e downhill (descida de bicicletas).
No distrito do Sana, o Rio Sana é uma boa opção de lazer para crianças e adultos. No local, as corredeiras e alguns trechos de praias são um dos locais mais procurados pelos moradores e visitantes.
O Rio Sana nasce na Cabeceira do Sana e atravessa todo o distrito, desaguando no Rio Macaé, na Barra do Sana. O distrito possui uma única cachoeira conhecida como “Fervedeira”, localizada entre o Arraial do Sana e a Barra do Sana.
Já para quem optar em visitar as Cachoeiras das Sete Quedas e Cachoeira Mãe, localizada no Rio Peito do Pombo, poderá conhecer um “escorrega”, um declive que forma uma pequena bacia com profundidade máxima de um metro.
Em Glicério, as atrações são a Cachoeira de Glicério e o Poço da Ciriaca, que formam uma piscina natural, nas águas do Rio Duas Barras, localizada na Vila Ciriaca, a um quilômetro de Glicério. A cachoeira é pequena, caindo no Poço da Ciriaca. O caminho que conduz à cachoeira e ao poço é a Rodovia MC-99 (estrada de Duas Barras), partindo do Centro de Glicério.
As corredeiras de Glicério agradam quem gosta de esportes radicais. Os moradores e também os visitantes se divertem fazendo “boiagem”, que consiste em descer as corredeiras em boias utilizando pneus de automóveis.
Pico do Frade é atração natural da Região Serrana
Para os aventureiros e para aquelas pessoas que não têm medo de altura, a dica é conhecer o Pico do Frade, localizado na Serra dos Crubixais. Ele possui 1429 metros de altura e é o ponto mais alto do município de Macaé fazendo limite entre as cidades de Trajano de Morais e Conceição de Macabu. O Pico do Frade está localizado a 13 quilômetros de Glicério, de onde se segue através da Rodovia RJ-162 até a Vila de Crubixais.
O Pico Peito do Pombo é outra opção que também poderá ser encontrada no distrito do Sana. Do alto, pode-se ver todo o litoral de Macaé, Rio das Ostras, Barra de São João, Búzios e Cabo Frio. São três horas e meia de caminhada, a partir do Arraial do Sana.
A Serra da Bicuda Grande e Pequena também é uma boa opção para os aventureiros. Formada por uma série de elevados cuja altura média alcança os 600 metros, ela se estende pelos distritos de Cachoeiras de Macaé, Sana e Glicério. Dentre seus atrativos, destaca-se uma formação rochosa pontiaguda dentro dos limites de Cachoeiro, chamada de Pedra da Bicuda localizada entre as Vilas Bicuda Grande e Pequena.
Já a Serra da Cruz separa os municípios de Macaé e Conceição de Macabu, faz parte do sistema montanhoso da Serra do Mar e está localizada a 13,4 quilômetros da Vila Paraíso, em Glicério. Ao longo de seus elevados que atingem a altura média de 500 metros, são encontradas várias nascentes e quedas d'água. Quase na divisa com Conceição de Macabu o visitante poderá observar uma rocha com 20 metros de diâmetro em formato de cruz.
O Parque Natural Municipal Fazenda Atalaia, localizado no distrito de Córrego do Outro, é um local considerado ideal para apreciar a natureza. Localizado a 27 quilômetros do Centro de Macaé, o parque foi criado em 1995. Hoje é uma das mais importantes reservas de Mata Atlântica do estado e oferece três tipos de trilhas e paisagens.
Para visitar, o responsável do grupo deve enviar um email para agendamento.sema@macae.rj.gov.br solicitando um pré-agendamento com nome da instituição, data e horário da visita, número de participantes, nome e telefone do responsável.