logo

Região Serrana ganha parceria do Senac

05/09/2006 17:26:30 - Jornalista: Marilene Carvalho

Uma equipe do Senac visitou o Sana, esta semana, com o objetivo de identificar ações que podem ser trabalhadas em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre), para contribuir com o processo de desenvolvimento da região serrana. Depois de se reunir com um grupo de artesãos da comunidade, o secretário Claudio Bogado levou a equipe para conhecer potenciais turísticos e o terreno no Arraial onde em breve será instalada a Feira Social de Interação – CriaSana.

A Feira Social de Interação: Artesanato, Cultura e Empreendedorismo Solidário – CriaSana, reunirá artesanato, gastronomia, música e arte. O objetivo do evento é valorizar a cultura local e fomentar a geração de trabalho e renda para a comunidade. Na reunião, que aconteceu na Casa de Cultura Emílio Gato, segunda-feira (04), a técnica em Turismo, Sandra Rabelo, do Senac, disse que além dos atrativos naturais é preciso identificar as necessidades da comunidade e as atividades que precisam de maior incentivo.

Em sua primeira visita ao Sana, o gerente de Relacionamento, Ricardo Figueiredo, também enfatizou a necessidade de conhecer a realidade local para saber onde o Senac poderá contribuir para o desenvolvimento da comunidade. “Neste momento de transição e oportunidade de se pensar um direcionamento das atividades para o turismo, os envolvidos com a feira deveriam fazer uma reflexão sobre suas atividades, principalmente se o produto é vendável”, aconselhou.

A proposta da CriaSana é funcionar durante os finais de semana. O terreno onde a feira será instalada está localizado no Arraial e tem cerca de dois mil metros quadrados. O processo de negociação para aquisição do terreno, pela prefeitura, está na Procuradoria Geral do Município. A Fundação Macaé de Cultura e a Fundação Agropecuária de Abastecimento e Pesca (Agrape) são parceiras da Semtre neste projeto.