logo

Regiões central e serrana recebem mutirão de combate ao Aedes

12/04/2016 14:45:00 - Jornalista: Laís Monteiro e Julie Silveira

Foto: Ana Chaffin

População e poder público atuam juntos para eliminar focos do mosquito

O combate ao mosquito Aedes aegypti segue intenso em toda a cidade. Nesta semana, a área central e a região serrana recebem o mutirão de combate ao mosquito transmissor da dengue, da febre chicungunha e do zika vírus, que teve inicio na segunda-feira (11) e vai seguir até sexta-feira (15). Ao todo, 22 agentes de combate a endemias vistoriam locais públicos, residências e imóveis comerciais com o objetivo de eliminar possíveis focos de proliferação do mosquito.

Além do mutirão, a região serrana conta diariamente com 11 agentes e a área central com sete profissionais que trabalham na eliminação de focos do Aedes. O ponto de encontro do mutirão será na Rua Teixeira de Gouveia, a partir das 8 horas. Já na Serra, o local de encontro será na Praça de Córrego do Ouro, também a partir das 8 horas.

O lavador de carros Fred Silva aprovou a ação. “Aqui no Centro tem pessoas de todos os bairros da cidade, que trabalham ou estudam, é importante eliminar os focos de mosquitos para diminuir os casos das doenças também em outros bairros” comenta.

A prefeitura realiza semanalmente reuniões de Atenção e Combate ao Aedes aegypti, na Secretaria de Saúde, com autoridades municipais, visando traçar medidas de reforço à importância da conscientização da população - 90% dos focos estão nas residências. Em menos de um mês, de 15 de março a quatro de abril, as notificações em Macaé subiram 41%.

De acordo com o último balanço divulgado pela Gerência de Vigilância em Saúde, até o momento, foram 551 casos notificados de dengue, sendo 197 confirmados.

Fumacê - O controle químico feito por carro fumacê seguirá na quarta-feira (13), no Centro I e no Jardim Guanabara. Quinta-feira (14), Centro II e Visconde. Nesta semana outros bairros já foram contemplados com as ações realizadas na segunda-feira (11), nos bairros Sol y Mar e Barra de Macaé e na terça-feira (12), nos bairros Nova Holanda e Ajuda de baixo

O trabalho de controle de roedores e do caramujo africano segue no Canal Macaé-Campos III, na quarta-feira (13) e Canal Ajuda de Baixo, na quinta-feira (14). Nesta semana as ações foram realizadas no canal Macaé Campos I, na segunda-feira (11); Canal Macaé Campos II, na terça-feira (12).

A população pode contribuir com as ações apresentando sugestões ou denúncias ao Centro de Controle de Zoonoses. O contato é o telefone 0800-022-6461 e o e-mail: cczmacae@yahoo.com.br.


Fotos Relacionadas