logo

Reivindicações da região serrana são apresentadas em reunião

28/01/2021 15:36:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Bruno Campos

Invasão de terras no Trapiche e presença de guardas nas cachoeiras foram assuntos tratados na pauta

A invasão de terras no distrito de Trapiche e o aumento do efetivo da Guarda Ambiental nas cachoeiras da região, principalmente no período de verão, foram alguns assuntos tratados na manhã desta quinta-feira (28), durante uma reunião entre representantes da prefeitura e União das Associações de Moradores da Serra (UAS).

Algumas reivindicações já foram atendidas, como a questão da invasão de terras, segundo pontuou Alan de Oliveira, representante da Secretaria de Ordem Pública. “Já identificamos a área que foi desmatada e demarcada, junto com a Guarda Ambiental. No entanto, não havia construções e não localizamos nenhuma pessoa responsável”, explicou.

Alan acrescentou ainda que, para resolver a questão, o local está sendo monitorado diariamente e medidas estratégicas já estão sendo elaboradas junto com outros setores da Prefeitura, como a Secretaria de Meio Ambiente, Procuradoria Geral do Município (Progem) e Polícia Militar (PM).

Com o objetivo de ouvir e atender solicitações, a Secretaria de Ordem Pública tem procurado estreitar relações com a comunidade. “Estamos trabalhando para manter a segurança da Região Serrana em geral e atender as reivindicações da União dos Moradores da Serra. Nos próximos dias estaremos atendendo as demandas apresentadas”, enfatizou.

Regina de Oliveira, presidente da UAS, ressalta que o problema de invasão na localidade de Trapiche existe há alguns anos, mas ainda não foi possível identificar o responsável pela infração. Outra preocupação dos moradores é o aumento do número de turistas nas cachoeiras da Região Serrana, principalmente no período de verão, o que causa alguns transtornos. “Muitos fazem churrasco, podendo ocasionar algum incêndio, além de deixarem grande quantidade de lixo no local, mesmo tendo recipientes adequados”, afirma.
Presença da Guarda Ambiental – A atuação da Guarda Ambiental na realização de uma ação educativa durante o período de mais movimento também foi solicitada pela representante dos moradores da Serra. “Outra reivindicação é de que tenha um agente da Guarda Municipal na Unidade de Saúde do Frade, que poderá também zelar pela escola”, almeja.

O comandante da Guarda Municipal, Robson Braga, também estava presente na reunião e reforçou que existem guardas atuando no Hospital de Trapiche, Córrego do Ouro e uma base fixa em Glicério que dá apoio a outras localidades da Região Serrana. “Temos guardas fixos também no portal do Sana e no Arraial do Sana. A nossa intenção é, dentro em breve, termos efetivo em cada localidade”, acrescentou.

A Secretaria de Ordem Pública fica localizada na Avenida Gastão Henrique Schueler, s/nº , no Botafogo. Os telefones de contato são: (22) 2796-1336 (22) 2796-1328.