logo

Representante do CO-Rio visita Macaé para conhecer trajeto da Tocha

24/05/2007 18:07:37 - Jornalista: Catarina Brust

A gerente regional avançada do Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 (CO-Rio), Luiza Ramalho, visitou a cidade de Macaé nesta quinta-feira (24). A representante do CO-Rio se reuniu com a engenheira de trânsito da Macaé Trânsito e Transporte – Mactran, Maria Lais Mayre Meireles, para discutir e planejar o melhor trajeto para o revezamento da Tocha Pan Rio 2007, na cidade. A engenheira de trânsito apresentou o trajeto elaborado pela prefeitura para a passagem do símbolo em Macaé, que será encaminhado por Luiza Ramalho ao CO-Rio para aprovação.

Depois do encontro na Mactran, a gerente do CO-Rio responsável pelo planejamento do revezamento nas cidades fluminenses percorreu vários pontos da cidade que serão utilizados para a troca dos condutores na passagem da tocha em Macaé. Antônio Cláudio Marques, chefe de seção de projetos em engenharia de trânsito da Mactran, acompanhou a representante do CO-Rio. Durante a vistoria, a equipe utilizou mapas do município para auxiliar na escolha do melhor trajeto.

A Tocha Pan Rio 2007, via percorrer 42 cidades do Brasil e, entre elas, as seguintes cidades do Estado do Rio de Janeiro: Quilombo (localidade de Parati, onde vivem descendentes de escravos), Parati, Angra dos Reis, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Petrópolis, Macaé, Rio das Ostras, Búzios, Niterói e Rio de Janeiro.

A tocha deverá passar em Macaé no dia 11 de julho. A força tarefa local composta por representantes de várias secretarias municipais, é a responsável pela organização do evento na cidade. Décio Braga, o subsecretário de Comunicação Social, Alex de Moraes, presidente da Fundação de Esporte (Fesporte), Antônio Gomes, da MacaéTur, e Jocimar Gomes de Oliveira, assessor da prefeitura são os coordenadores gerais do Revezamento da Tocha Pan Rio 2007 em Macaé.

– A prefeitura montou uma força tarefa para organizar a passagem da Tocha Rio 2007 por Macaé. A força tarefa elaborou um itinerário para a passagem da tocha que o CO-Rio vai analisar. Depois que for aprovado, a prefeitura estará divulgando os locais por onde será realizado o revezamento em Macaé, observou Décio Braga.

Para o presidente da Fesporte, Alex de Moraes, a passagem da Tocha Pan Rio 2007 pela cidade, representa o trabalho que a prefeitura já vem desenvolvendo nos últimos meses em relação ao esporte. Macaé já sediou a Seletiva Pan-Americana de Tênis de Mesa e o Desafio Pan-Americano de Ginástica Rítmica.

- A passagem da tocha pela cidade é um acontecimento que irá divulgar o nome de Macaé, nacional e internacionalmente. Cada uma das 42 cidades que receberão o Revezamento da tocha estará representando um país participante dos Jogos Pan-americanos do Rio 2007, destacou Alex de Moraes.

A representante do CO-Rio, Luiza Ramalho, destacou que o importante é que a população participe da passagem do revezamento.

- O ideal para o Comitê Organizador é que o revezamento passe em várias regiões da cidade onde a população possa acompanhar e que não precise ser mudada a mão do trânsito na cidade, informou a gerente do CO-Rio.