Representantes da Prefeitura de Macaé estiveram presentes no Fórum Mundial de Direitos Humanos, realizado em Brasília de 10 a 13 de dezembro, através da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República. Participaram do evento integrantes do Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social (o Fumdec) e do Cidadania e Direitos Humanos.
O encontro recebeu cerca de nove mil visitantes de várias partes do mundo, assim como as organizações nacionais e internacionais que buscam lutar pela garantia dos Direitos Humanos. A programação foi composta por conferências, debates temáticos e atividades autogestionadas.
O macaenses realizaram três seminários, com a duração de duas horas cada um. No primeiro foi abordado o tema "Empreendedorismo Cultural & Cidadania Comunitária: Promoção do Capital Afetivo e Social". A apresentação foi da vice-presidente do Fumdec, Silvia Barreto, e do Coordenador do Cidadania e Direitos Humanos, Paulo de Tarso Peixoto.
O próprio Paulo de Tarso, ao lado do professor Dimitri Abramov, também foi o palestrante da abordagem "Cidade, Direitos Humanos & Heterogênese Urbana: Compondo a vida através das diferenças". Os dois profissionais também estiveram à frente do tema "Cérebro, Direitos Humanos & Democracia: digressões entre a plasticidade neural e as composições da diversidade social".