Foto: Divulgação
Mostra terá exibição do documentário sobre a poeta modernista Patrícia Galvão
Com a exibição do documentário sobre a poeta modernista Patrícia Galvão, a Biblioteca Pública Municipal encerra hoje às 18 horas o ciclo de cinema “República da Poesia”. A mostra, organizada pelo jornalista Gerson Dudus, presta homenagem a três poetas cujas vidas e obras têm um claro viés de engajamento com as questões brasileiras do século XX, que ainda se propagam por este novo século: Solano Trindade, Ferreira Gullar e Patrícia Galvão.
Pagu, como ficou conhecida a poeta paulista, viveu de 1910 a 1962. Foi escritora, jornalista e uma das grandes representantes do movimento modernista brasileiro, através do Movimento Antropofágico de seu primeiro marido, o também escritor Oswald de Andrade.
Composta por três documentários sobre os três poetas citados, a mostra “República da Poesia” aproveitou duas datas expressivas do mês de novembro - a Proclamação da República (15) e o Dia da Consciência Negra (20) - para difundir a obra desses poetas que fizeram uma conexão direta entre vida, participação cidadã e poesia.
Os documentários foram produzidos pelo Canal Curta! em 2018, e têm 45 minutos de duração. As exibições serão seguidas de bate-papo e valem como hora-atividade para escolas e faculdades.
A entrada é gratuita e a Biblioteca Municipal Télio Barreto fica na rua Teixeira de Gouveia 634, no Centro. Mais informações no Instagram @culturaeartes.