logo

Residência Médica forma nova turma

23/02/2024 23:09:00 - Jornalista: Juliana Carvalho

Foto: Ana Chaffin

Ao todo, 16 residentes concluíram o período de especialização ofertado em quatro áreas

O Programa de Residência Médica da Prefeitura de Macaé realizou, nesta sexta-feira (23), mais uma formatura. Os 16 residentes atuaram ao longo de dois e três anos, de acordo com a especialidade, em unidades públicas de saúde no município. A entrega do certificado de conclusão encerra o ciclo dos cursos nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia.


“A gente fica muito feliz ao ver a procura pela Residência Médica em Macaé. Neste último processo seletivo, por exemplo, foram 197 inscritos. Nossa cidade está cada vez mais se tornando um berço de formação de grandes médicos especialistas”, declarou o coordenador do Programa, Dr. Rossy Moreira Bastos.

A secretária adjunta de Alta Complexidade, Mayara Rezende, falou da importância do programa oferecido através da Secretaria Municipal de Saúde.

"A gente fica muito feliz e orgulhoso de Macaé ter um programa de residência médica. Acreditamos muito na educação continuada, na formação desses alunos e tem se empenhado cada vez mais na estruturação do escopo desse serviço a fim de ampliar ainda mais as oportunidades”, ressaltou.

A experiência prática realizada em unidades como Hospital São João Batista, Hospital Público de Macaé (HPM) e Casa de Criança foi destacada por Jéssica Ribeiro, que se especializou em Clínica Médica.

“Foi uma fase de muito crescimento, tanto pessoal quanto profissional, um aprendizado de vida. Atuar no HPM foi incrível, um hospital referência na região em alta complexidade e que tem um volume grande de atendimento”, afirmou.

Leonardo Rocha se formou em Medicina pela UFRJ em Macaé. Ele conta que veio do Rio por conta da graduação e que, após a especialização, pretende ficar e atuar na cidade.

“Fiz residência em Pediatria e é muito poder continuar aqui exercendo a profissão. O programa também é bom por conta disso pela possibilidade de fixar os profissionais aqui na cidade depois de formado”, afirmou.

A cerimônia para entrega do certificado contou com a presença dos coordenadores dos cursos de especialidades, profissionais integrantes da Comissão de Residência Médica (Coreme) e familiares dos formandos.


Fotos Relacionadas