Foto: Kaná Manhães
ondulações de sudoeste podem ficar em torno de 2 a 2,5metros
A Coordenadoria Extraordinária de Defesa Civil, da Prefeitura de Macaé, alerta a população macaense para o risco de ressaca nas praias da região para os próximos dias com maior intensidade nesta terça-feira (17), quando as ondulações de sudoeste podem ficar em torno de 2 a 2,5metros.
A previsão para o clima nesses dias é de predomínio de sol com variações de nuvens. A Defesa Civil de Macaé orienta a população que mora na faixa litorânea para evitar ficar próxima à área de arrebentação. Com o mar agitado há risco para pequenas e médias embarcações. As atividades de pesca e navegação são desaconselháveis.
Em caso de emergência, a Defesa Civil pede que seja utilizado o telefone 199, que é o número de plantão para qualquer eventualidade. Além disso, uma equipe de agentes da Defesa Civil de Macaé fará plantão no bairro da Fronteira durante toda esta noite de segunda-feira (16), devido à ressaca que atinge o local que é de área costeira.
Com a divulgação deste alerta, a Defesa Civil pretende evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e também incentivar a adoção de medidas preventivas pela população e órgãos públicos. Os alertas preventivos emitidos são baseados em informações do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Sistema de Meteorologia do Estado do Rio de Janeiro (SIMERJ) , Laboratório de Modelagem de Processos Marinhos e Atmosféricos (LAMMA) da UFRJ e Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec).