Foto: Kaná Manhães
Em Imboassica, a força das ondas está atingindo a barra da Lagoa
A Coordenadoria de Defesa Civil, a Secretaria de Ambiente e a Guarda Ambiental do município estão em alerta permanente esta semana por conta da ressaca que atinge todo o litoral fluminense. Em Macaé, as maiores preocupações são em relação à comunidade da Fronteira, à Praia Campista e à Lagoa de Imboassica. A Defesa Civil ainda não registrou nenhum pedido de emergência, mas o telefone 199 está à disposição 24 horas.
De acordo com a Defesa Civil, nesta segunda-feira (21) as ondas estão chegando aos dois metros no litoral e a 2,5 metros em alto mar – um perigo para pequenas e médias embarcações, que devem evitar sair para o mar. A expectativa é de que a ressaca só diminua a partir de quarta-feira quando as ondas devem chegar a 1,5 metro.
Na Praia da Fronteira, as pedras de contenção estão protegendo as casas, e na Praia Campista e nos Cavaleiros o mar continua com fortes ondulações. Em Imboassica, a preocupação é de que a forca das ondas acabe abrindo a barra da Lagoa, já que durante todo o dia a maré estava alta. Para evitar que populares interfiram na natureza, equipes da Secretaria de Ambiente e da Guarda Ambietanl estão monitorando o local.