Seguindo a série de inaugurações pelo aniversário da cidade, a prefeitura de Macaé entrega na próxima segunda-feira (17), o Restaurante Escola, que vai funcionar no prédio da Incubadora de Cooperativas, no bairro da Ajuda. A obra é fruto de parceira entre o município, a Petrobras e nove empresas de hotelaria offshore com atividade na região. “Vamos qualificar profissionais e promover melhorias no setor de hotelaria e alimentação do município”, comentou o secretário de Trabalho e Renda, Cláudio Bogado.
Este será o único no país a oferecer formação de mão-de-obra certificada pelo Instituto de Hospitalidade (IH). O projeto atende a RDC 216, que dispõe sobre o regulamento técnico de boas práticas para o serviço de alimentação. Segundo a gerente executiva da Incubadora de Cooperativas, Aline Azeredo, o Restaurante Escola é dividido em três unidades de negócios: o restaurante, centro de treinamento em hotelaria (alimentação com aulas teóricas) e fornecimento de legumes pré-preparados.
O Restaurante Escola vai oferecer capacitação e aperfeiçoamento pelo Instituto de Hospitalidade nas funções de camareiro, ajudante de cozinha, chefe de cozinha, cozinheiro, cummin (garçom), gerente de restaurante e padeiro.
“O objetivo é alcançar a excelência no setor e conquistar a certificação pelo IH”, diz a gerente. O treinamento será estendido a pessoas da comunidade. “As empresas terão acesso ao cadastro de todas as pessoas da comunidade treinadas pelo projeto”, esclarece Aline. O Restaurante Escola será aberto à comunidade com previsão para serem servidas 150 refeições /dia.
O refeitório foi climatizado e recebeu uma pintura especial para proporcionar uma sensação de aconchego no local. A iluminação foi feita com duas opões: uma indireta para os dias sem sol e direta focada nas mesas. Nas obras de adaptação foram criados boxes para preparo de massa, de legumes e para armazenamento de carne. Também foram construídos uma copa, uma sala de higienização, além de uma dispensa com nove metros quadrados e um local para o lixo. O restaurante foi formatado para evitar contaminação cruzada.
“Os alunos certificados dentro do Projeto Incubadora Escola estarão aptos a atuarem em qualquer hotel”, frisa a gerente. Participam do projeto nove empresas offshore (Cis Brasil, Atlântica, CDP, Dall, De Nadai, Marfood, Puras do Brasil, Comisaria Rio) Jonshon Diversey, além da Petrobras e do Senac, encarregado da parte pedagógica.