logo

Restaurante-escola realiza curso de aperfeiçoamento

09/03/2007 14:53:46 - Jornalista: Simone Noronha

O Restaurante do Projeto Hotelaria Incubadora Escola, inaugurado ano passado pela prefeitura, realizou mais um curso de aperfeiçoamento de hotelaria offshore. Coordenado pela Secretaria de Trabalho e Renda, o projeto surgiu da necessidade das empresas, especialmente da Petrobras, de certificar trabalhadores de hotelaria que prestam serviços nas plataformas offshore.

O Restaurante Escola é o primeiro do país a oferecer aperfeiçoamento no segmento. Em 2006, foram treinadas 102 pessoas da comunidade e 431 funcionários das empresas parceiras. O secretário de Trabalho e Renda, Cláudio Bogado, lembra que o Restaurante Escola realiza cursos para o setor hoteleiro e as novas exigências do mundo do trabalho.

- O prefeito Riverton Mussi conseguiu realizar um sonho que era a inauguração do Restaurante Escola, proporcionando aprimoramento dos profissionais da área hoteleira. Os cursos de aperfeiçoamento estão sendo realizados devido às novas exigências da Petrobras junto às empresas de hotelaria offshore da Bacia de Campos, registra o secretário Bogado.

A gerente da Incubadora de Cooperativas, Aline Azeredo Barbosa, destacou que todos os cursos para os cooperados e cidadãos são gratuitos.

- Os cursos ministrados na Incubadora de Cooperativas são para atender as pessoas que não podem pagar. São diversos os benefícios gerados na Incubadora, com os cursos, palestras, geração de trabalho e renda. Os cursos são de chefe de cozinha, cozinheiro, ajudante, saloneiro, paioleiro, taifeiro, padeiro, comissário e recepcionista. O Restaurante Escola foi projetado de forma a atender as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e segue uma linha de produção racional, com fluxo corrente, de forma a evitar cruzamentos e retrocessos, evitando o comprometimento da produção de refeições, frisa Aline.

Para o instrutor do Senac, Luciano Cordeiro Áreas, a reciclagem dos profissionais é importante porque resgata o melhor de cada aluno.

- Trabalhamos com pessoas qualificadas e é gratificante estar com profissionais que já fazem parte do mercado. Eu passo para eles novas técnicas de excelência de atendimento junto ao cliente, além de todo o processo de segurança alimentar.