logo

Retalhos de Utopia no Teatro Municipal de Macaé

10/12/2009 14:56:49 - Jornalista: Eloísa Sead

O curso técnico em Arte Dramática da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart), criado em 2002, exibe ao final de cada ano, duas apresentações com objetivo de colocar os alunos a praticar o que lhes foi ensinado e também, praticar a arte de ser ator. Este ano, o primeiro espetáculo “Retalhos de Utopia”, será encenado no dia 14 de dezembro, às 20h30, no Teatro Municipal de Macaé.

Esta turma 2009, que está concluindo seu 1º ano de artes cênicas, será dirigida pelos professores, Dudu Gama, Rodrigo Portella e Ademir Martins, que assumem a função de diretores, mostrando com maestria todo o trabalho artístico para que a apresentação seja satisfatória e ganhe aprovação de todos os presentes.

Retalhos de Utopia

De acordo com os professores, Retalhos de Utopia surge da necessidade de priorizar o exercício do ator sobre qualquer outro elemento cênico. “Dividir a turma em três grupos, nos ajudou a aproveitar mais o potencial de cada aluno e a concentrar as atenções num grupo menor, frisa os professores-diretores.

O texto da peça é uma adaptação dos três professores baseado em várias obras como, por exemplo, os “Cem Anos de Solidão” de Gabriel Garcia Márquez. “Esta nos serviu de inspiração para um desses retalhos que foi construída a peça. A procura do lugar ideal, moradores de uma cidade recentemente fundada são convocados a transladar o município para mais próximo da civilização”, salientam eles.

O espetáculo será divido em três atos. O primeiro é dirigido por Dudu Gama, tendo Sandra Lima como assistente de direção. Neles atuam os alunos: Alberico Dolabella, Célia Coleta, Sheila Anderson, Adriana Amarante, Victor Carvalho e Salvadora de Jesus.

O segundo ato recebe a direção e iluminação de Rodrigo Portella, assistência de direção, Jovane Ramalho, e figurinos e maquiagem de Lorena Reis. Os alunos são: Bia Soares, Mariana Brunoro, Lucas Ourofino, Thays Payer, Lorena Reis e Renato de Oliveira.

O terceiro ato tem na direção o consagrado ator e diretor, Ademir Martins, que recebe a assistência de Diogo Avlis. Em cena, os alunos: Ewerton Duarte, Wellington Pacheco, Indaiara Luara, Bia Araújo, Fabrício Bittencourt, Paula Macedo, Shana Cavararo eTálita Silva.