Um encontro reuniu na manhã desta sexta-feira (8), o presidente e diretores da Macaé Trânsito e Transportes (Mactran), representantes do Shopping Plaza Macaé e empresas de transporte coletivo que atuam no município. O objetivo foi definir rotas e estrutura adequada para atender a demanda do transporte público no novo empreendimento que será inaugurado em setembro.
O presidente da Mactran, Lúcio Aracati, ressaltou a importância de uma reunião como essa para evitar que a população seja prejudicada.
- A nossa preocupação é oferecer um serviço de qualidade aos usuários de ônibus, consumidores e funcionários do novo shopping. Faltam 31 dias para a inauguração e temos ainda muito trabalho pela frente, afirma.
Nesta primeira fase cerca de 50 lojas serão inauguradas e para minimizar os impactos causados ao trânsito, questões como realocação de veículos e novos horários foram abordados. Um mapeamento do fluxo de funcionários e de público será feito para a realização de uma grade satisfatória que preserve a comunidade. Segundo o superintendente do Plaza Macaé, Mário Figueiró.
- O Plaza sempre busca parcerias e soluções que tragam benefícios ao consumidor. O que buscamos através deste encontro é que as pessoas possam ir e vir com conforto e comodidade, declara.
Um novo encontro está marcado para a próxima quarta-feira (13) onde os projetos serão analisados detalhadamente.
Uma das vias de acesso ao novo shopping, Linha Verde recebe obras de recuperação
A Linha Verde recebe obras da prefeitura desde junho de 2007, quando foi interditada uma pista entre os trevos da Cidade Universitária e da Aroeira. Nessa ocasião, o tráfego foi liberado em mão dupla na outra pista, para não causar maiores impactos no trânsito. A via expressa é uma das opções para quem se dirigir ao novo Shopping Plaza Macaé.
As obras da Linha Verde estão incluídas no projeto do arco viário do município, com orçamento de R$ 29 milhões, que têm o objetivo de agilizar o trânsito no centro de Macaé, já que essa via, juntamente com a Rodovia Lacerda Agostinho (Linha Azul), Linha Vermelha e outras, interliga várias áreas da cidade.
A Linha Verde apresentava problemas, com constantes alagamentos, tornando mais lento o trânsito. Análises e sondagens do solo indicaram que essa via, que tem grande movimentação de veículos, teria que ser refeita. Aberta pelo governo do Estado há cerca de onze anos, a Linha Verde foi construída em área alagada, sem preparação para a grande utilização que tem hoje. Segundo levantamento da Macaé Trânsito e Transportes (Mactran), cerca de sete mil veículos, incluindo muitas carretas, trafegam diariamente pela Linha Verde, o que vinha impactando essa importante via de tráfego, que tem quatro quilômetros de extensão em cada pista.
De acordo com a secretaria executiva de Obras (Semob), o crescimento de Macaé nos últimos anos e o aumento do número de empresas que vieram para o município para atender à Bacia de Campos tornaram a Linha Verde uma opção de trânsito de veículos leves, mas também de carretas pesadas, causando os problemas no leito. “As obras, visam atender ao crescimento atual e futuro de Macaé”, disse o secretário de Obras, engenheiro Mário Bucker.