logo

Reunião discute atividade pesqueira

03/03/2005 18:25:00 - Jornalista:

O Secretário de Comunicação Social, Rômulo Campos, o Secretário de Meio Ambiente, Fernando Marcelo Tavares, representantes da Capitania dos Portos, das secretarias de Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Energia e de Trabalho e Renda, participaram na tarde desta quinta-feira (3) de uma reunião do projeto Mosaico. O projeto, da Petrobras, conta com apoio da prefeitura, comunidade de pesca e outras instituições. O objetivo da reunião, que aconteceu no escritório do projeto, foi dar continuidade à discussão de propostas para o desenvolvimento local e sustentável da atividade pesqueira artesanal do município.

A coordenadora do projeto, Ana Lúcia Bueno, apresentou o plano de implantação e ações do projeto, que está na fase piloto e é desenvolvido em Macaé, São Francisco de Itabapoana e Arraial do Cabo. Os demais municípios da região também serão beneficiados pelo projeto, que visa unir poder público, instituições, a comunidade pesqueira para identificar os problemas da categoria e buscar soluções.

- Fizemos um diagnóstico para apresentar os problemas e as potencialidades da atividade pesqueira – disse Ana Lúcia, acrescentando que o Mosaico desenvolve uma pesquisa qualitativa e social, com levantamento estatístico e socioeconômico. O projeto estudou a organização das comunidades pesqueiras do município, o perfil dos pescadores, a capacidade de mobilização e articulação, além dos detalhes da atividade pesqueira.

Segundo o secretário de Comunicação Social, o município está empenhado em fomentar ações de crescimento para a categoria. “Tivemos um encontro com o Rubem César, do Viva Rio, e estamos vislumbrando a possibilidade de fazer uma linha de crédito para os pescadores”, informou.

O secretário de Meio Ambiente ressaltou a importância da união de instituições para discutir as demandas da comunidade pesqueira. “O governo desenvolve ações de integração. A filosofia da administração é buscar a união entre comunidade, governo e instituições com o objetivo de buscar ações de melhoria para a cidade e os moradores”, frisou.