Reunião discute soluções para demandas de energia elétrica na serra

22/12/2023 17:57:00 - Jornalista: Joice Trindade

O encontro teve como objetivo definir um plano de ação com estratégias específicas a fim de sanar as demandas locais

Para atender as demandas referentes ao fornecimento de energia elétrica nas localidades de Serra da Cruz e Morete, situadas na região serrana, foi realizada nesta semana reunião com a equipe da Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Secretaria Municipal de Ambiente, Câmara Municipal de Macaé, além de representantes da Associação de Produtores Rurais da Serra junto com a equipe técnica da Enel.

O encontro teve como objetivo definir um plano de ação com estratégias específicas a fim de sanar as demandas locais. Para isso, até o final deste mês serão iniciadas cerca de 600 podas na localidade de Morete. E já existe o planejamento para que o serviço de podas seja executado em Serra da Cruz no mês de janeiro. A finalidade é minimizar os impactos na rede de energia elétrica em função do contato das árvores com a rede.

Já a partir de janeiro, a Enel vai avaliar a manutenção da estrutura da área com reforço dos estudos técnicos. A pedido da população, a Enel vai avaliar a possibilidade de deixar uma equipe técnica baseada e dedicada à serra, como já feito no passado, além de intensificar a parceria com a equipe de meteorologia em prol de ações preventivas por conta de fenômenos da natureza. Outra proposta é aumentar o efetivo de equipes de manutenção.

Também haverá mapeamento de toda rede de energia que abrangem postes e cruzetas já deteriorados pela ação do tempo. “Recebemos inúmeras reclamações dos moradores destas duas áreas neste segundo semestre. A proposta é resolver de maneira rápida e objetiva as questões apresentadas, para minimizar os impactos”, ressalta o secretário Adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor, Gilcimar Prata.

A recomendação do Procon é que quem tiver problemas com energia nas residências acione a concessionária Enel. Em caso de não resolução da demanda, o usuário deve entrar em contato com o Procon de forma presencial ou virtual com identificação de dados como: número da instalação (vide conta), nome, endereço, reclamação e número do pedido.

O órgão funciona na Avenida Presidente Feliciano Sodré, 466, térreo e atende de segunda a sexta, das 9h às 17h. Já o endereço eletrônico é atendimento.procon@macae.rj.gov.br e o telefone (22) 2759-0801.