logo

Reunião traça diretrizes do sistema de Saúde de Macaé

17/07/2015 16:01:00 - Jornalista: Assessoria Secretaria de Saúde

Foto: Divulgação

Secretaria de Saúde defende integração do sistema de saúde

A integralização de todas as unidades de Saúde, com o objetivo de alcançar um padrão de excelência no atendimento ao paciente de Macaé, foi tema de uma reunião realizada na manhã desta sexta-feira (17), entre o secretário de Saúde, Pedro Reis e procuradores do município. Na ocasião, compareceram também membros do corpo jurídico do Fundo Municipal de Saúde e da Fundação Municipal Hospitalar de Macaé (FMHS), responsável pela manutenção do HPM e do Hospital da Serra.

De acordo com Pedro Reis, com a ampliação do HPM e a construção de um novo centro de imagens do município, se faz necessária uma nova análise estrutural do sistema, de modo que todas as unidades do município trabalhem de forma conjunta e integrada.

“A lei 2.424/2003, que criou a Fundação Hospitalar de Macaé, estabeleceu a integração e a hierarquização do sistema, com a entidade subordinada à Secretaria de Saúde. O objetivo é bem claro: garantir que o HPM tenha autonomia para trabalhar, porém não se transformando em um sistema paralelo de saúde. Por exemplo, o HPM hoje é peça fundamental do sistema porém, para cada parto que a sua maternidade realiza, existiu antes nove meses de pré-natal que foram realizados em uma unidade de saúde básica. Todas as unidades se correlacionam e se completam”, disse Pedro Reis.

Na reunião, também foram tratados os aspectos jurídicos do novo Centro de Diagnóstico por Imagens. A unidade será de inteira responsabilidade da Secretaria de Saúde, mas funcionará dentro do espaço físico do HPM. “Com a mudança da ala de emergência do atual prédio do HPM para o anexo que será inaugurado no dia 29 próximo, poderemos usar este espaço para instalar nosso Centro. Com isso, vamos, além de atender uma crescente demanda no município por procedimentos como tomografia e colonoscopia, economizar com o aluguel ou construção de um novo prédio, já que usaremos uma unidade já pertencente ao patrimônio do município”, disse.

Na reunião, foram também concluídos alguns encaminhamentos feitos pelo próprio prefeito Dr. Aluízio, em reunião realizada no início desta semana com a coordenação da secretaria. Na ocasião, o Secretário de Saúde também fez questão de elogiar a gestão da Fundação Hospitalar que, segundo a sua visão, realiza um trabalho de excelência. “A direção do Dr. Márcio Bittencourt no HPM é digna de elogios, tal como o trabalho que o Dr. Márcio Barcelos também vem realizando no Hospital da Serra, além do trabalho que o Dr. Leandro Matos Soares, presidente da Fundação Hospitalar de Macaé, também desenvolve. Esses médicos são peças fundamentais para o fortalecimento do sistema de saúde do município”, finalizou.