Reunião viabiliza empreendimento do Sesc em Macaé

12/11/2014 16:57:00 - Jornalista: Ana Menezes (estagiária*)

Foto: Guga Malheiros

A reunião aconteceu na sede do Fumdec, nesta quarta-feira (12)

O planejamento do futuro local da construção da sede do Serviço Social do Comércio (Sesc), em Macaé, foi tratado em reunião, na manhã desta quarta-feira (12), na sede do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec), que conduzirá a realização do empreendimento em parceria com a prefeitura que viabilizará a doação do terreno. Para isso, a equipe de técnicos e gestores municipais visitaram a área pré-reservada. A estrutura considerada de grande porte terá vinte mil metros quadrados. A construção seguirá um cronograma que deverá ser colocado em prática em período imediato as transações legais. Após o terreno ser aprovado pelos técnicos do Sesc, a parceria será oficializada por meio de nota oficial da prefeitura. O presidente do Fumdec destaca que a obra será no maior modelo de padrão do Senac. A duração da obra será de três a quatros anos e terá início em, no máximo, 18 meses. O investimento será de R$120 milhões.

O encontro contou com a presença da equipe técnica do Sesc formada pelo consultor Gilson dos Santos, da arquiteta Vanda Campos e do gerente metropolitano do Rio de Janeiro, Moacir Cordovil. O prefeito Dr. Aluízio e o presidente do Fumdec, Vandré Guimarães, também estiveram presentes para pontuar o papel da gestão municipal nesta realização.

Segundo Gilson dos Santos, Macaé foi eleita por ser uma das cidades em destaque no Estado do Rio. “Nos quesitos desenvolvimento econômico e industrial e por possuir um número representativo de comerciários este município foi selecionado pelo Sesc”, esclareceu, acrescentando que para atender a demanda local, a equipe do Sesc será composta por cerca de 150 profissionais contratados através de processo seletivo.

Para o prefeito Dr. Aluízio, a parceria veio contribuir o compromisso social que a prefeitura assume com a população. “A população macaense anseia por qualidade de vida, esta que o Sesc oferece em todo município que se instala. A oportunidade de melhorias na educação, saúde, cultura e lazer trarão novos conceitos para nosso município. Essa parceria já está feita, e nossa meta é oferecer todos os tipos de serviços públicos” ressaltou.

De acordo com o presidente do Fumdec, Vandré Guimarães, o momento é oportuno, pois o Sesc também qualificará a cidade na questão do resgate de sua identidade. “Resgatar a história e a cultura da cidade também é um dos pontos positivos desta parceria. O efeito multiplicador agregará valor à cidade”, comentou.

Hoje, o Sesc está em vinte cidades do Rio de Janeiro e sua projeção é alcançar mais 19 municípios. Ele beneficiará todos os cidadãos com prestação de serviços nas múltiplas esferas, dentre elas estão os programas de: Educação que atenderá desde a educação infantil com cursos de inglês e espanhol, com taxas acessíveis, até a educação de jovens e adultos com cursos de formação de mão de obra para o mercado de trabalho; Saúde com atendimento de odontologia, e projetos futuros de saúde da mulher e oftalmologia; Esporte e lazer, oferecendo quadras com aulas de vôlei, basquete, academia de musculação e ginástica, parque aquático com piscina adulto e infantil; Cultura, proporcionando galeria de exposições, teatro, e apresentações artísticas de música e dança; Assistência para a melhor idade, com atividades de interação com os idosos na unidade e nas comunidades. Além dos atendimentos itinerantes que ocorrerão, a partir de janeiro de 2015, com os serviços móveis de odontologia, no odontoSesc, a biblioteca na biblioSesc e cinema no cineSesc.

*Com acompanhamento da Secom